Manutenção preventiva no sistema de lubrificação: evite danos ao motor
Verificar nível de óleo, observar se há vazamentos e o momento da troca do óleo e do filtro são algumas dicas de manutenção para o sistema de lubrificação.
Com o advento da quarentena, os veículos permaneceram mais parados nas garagens e, com isso, os motoristas devem tomar cuidados para verificar alguns itens básicos, como bateria, calibragem dos pneus e nível do óleo lubrificante e tempo da troca.
O sistema de lubrificação, por exemplo, responsável por diminuir o atrito entre as peças móveis do motor, evitando assim o desgaste prematuro das peças. É composto por bomba, filtro de óleo, válvula reguladora de pressão, pescador de óleo, cárter, em alguns veículos radiador de óleo, endo de fundamental importância estar em boas condições para garantir o bom desempenho do veículo.
O sistema de lubrificação também auxilia a reduzir parte do calor gerado pelo funcionamento do motor. “É preciso ficar atento à manutenção preventiva do sistema de lubrificação para mantê-lo em perfeito funcionamento e evitar gastos desnecessários com o motor. Caso o veículo tenha ficado muito tempo sem rodar durante a quarentena, é importante verificar se o tempo para troca do óleo não expirou“, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
A recomendação é não descuidar do nível de óleo lubrificante. “A troca de óleo deve ser realizada de acordo com a indicação do fabricante, respeitando as recomendações do manual do proprietário do veículo, sempre observando as especificações do modelo”, comenta Silva.
Outra componente que merece atenção é o filtro, em geral esse componente deve ser substituído junto com o óleo lubrificante, não é recomendável colocar óleo novo com filtro velho.
O motorista também deve ficar de olho à luz de óleo no painel. “Quando acesa pode indicar não só que o nível de óleo está abaixo do mínimo, mas também outros problemas graves no sistema de lubrificação, como falta de pressão no sistema que pode ser decorrente de falta de manutenção até por defeito em algum componente do sistema. Luz de óleo acessa é motivo de parada imediata do veículo e busca de um profissional qualificado”, afirma Silva.
Outros sinais de defeitos no sistema de lubrificação são os vazamentos de óleo. É recomendável procurar um mecânico de confiança para verificar a causa do vazamento, pois o vazamento decorre de diversas causas. Ainda há ruídos que devem ser observados, pois pode ser indício de que a lubrificação dos componentes não está adequada.
O gerente da Nakata indica análise periódica de um profissional dos itens do sistema de lubrificação para garantir o funcionamento correto do veículo. “A manutenção preventiva amplia a vida útil do motor e impede que o motorista tenha paradas indesejadas e gastos dispensáveis”, finaliza.
Por Redação Na Boléia