Junta homocinética: fique atento a ruídos e não se descuide da manutenção
Você sabia que estalos ao esterçar as rodas do veículo podem ser sinal de que algo está errado na junta homocinética? Na verdade, a junta homocinética é um item importantíssimo, sendo responsável por transmitir de forma constante a força (torque) do motor e movimento às rodas. Por isso, merece especial atenção no que se refere à manutenção.
“É fundamental o motorista ficar atento aos sinais que podem indicar algum problema, pois caso ela quebre, o veículo ficará sem tração, sendo impossível movimentá-lo pela força do motor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Ele esclareceu que estalos ao esterçar as rodas enquanto acelera podem apontar desgaste na pista de trabalho das esferas da junta homocinética do lado da roda, ou seja, da junta fixa. Já do lado do câmbio, há a junta homocinética deslizante, que pode apresentar ruído em linha reta, ao acelerar e desacelerar o veículo. “É um tranco ocasionado por folga excessiva”, comenta.
Silva explica que um dos principais motivos do surgimento de estalos é provocado pela ruptura da coifa, que possibilita a entrada de sujeiras, como terra e areia, resíduos abrasivos que contaminam a graxa e geram desgaste excessivo sobre a pista de trabalho das juntas.
Para assegurar a durabilidade da peça, o gerente aconselha evitar alguns hábitos, como trancos em arrancadas, trafegar com excesso de carga e veículo desalinhado e excesso de torque na porca de fixação ao cubo.
É recomendável, ao fazer a revisão no sistema de suspensão, verificar as condições das juntas homocinéticas em oficina de confiança, bem como ficar também atento a ruídos com o veículo esterçado e em movimento, pois pode indicar que chegou o momento da reparação.
Por: Redação Na Boléia