IVECO marcou presença na Fenatran com inovação, tecnologia e sustentabilidade
Construir o futuro com base nas ações do presente é um exercício que a IVECO vem fazendo por meio dos produtos e serviços desenvolvidos e das parcerias firmadas em benefício de um transporte mais sustentável e inovador. Marca full liner, a montadora foi uma das primeiras a lançar no País um veículo de carga Euro VI e também uma das primeiras a oferecer ao mercado um portfólio “verde” completo, em todos os segmentos em que atua.
Durante a Fenatran, que se encerrou em 11 de outubro, a marca levou novidades que coroam os 25 anos de operação no Brasil e sustentam o caminho rumo a um futuro mais promissor na mobilidade. Os produtos apresentados estão alinhados à agenda mundial de soluções com mais tecnologia para
redução das emissões de poluentes.
Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, destaca que os projetos da montadora estão totalmente conectados às raízes do Iveco Group, formado por oito marcas, dentre elas a IVECO. “Estamos fortemente empenhados em alcançar os objetivos ESG e nos comprometemos com o que for necessário para pavimentar o caminho em direção a um transporte mais ‘verde’. Queremos conduzir o futuro. E o futuro é agora”, afirma.
Em 2021, por exemplo, o Iveco Group aderiu ao Climate Pledge, assumindo o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2040 – dez anos antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris.
“Nossos resultados nos últimos anos demonstram uma marca forte e preparada para os desafios que virão. Estamos trilhando um caminho sem volta em direção a um transporte sustentável e um futuro cujo principal alicerce é a inovação. Temos muito orgulho da nossa trajetória e de todas as novidades que apresentamos ao mercado em uma edição histórica da Fenatran, com a materialização do aporte de R$ 1 bilhão anunciado recentemente para a América Latina”, acrescenta o presidente da IVECO.
Euro VI
Boa parte do investimento mencionado foi destinado ao desenvolvimento da linha Euro VI, que atende ao Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8), e chega ao mercado nacional em 2023. Um dos destaques é o desenvolvimento do novo IVECO S-Way, o caminhão pesado desenvolvido pela marca.
O desenvolvimento do produto, que oferece tecnologia e performance de última geração, além de até 15% de economia de combustível, envolveu aproximadamente 350 profissionais, mais de 70 protótipos submetidos a mais de 450 diferentes tipos de testes, mais de 1 milhão de horas de trabalho intenso e cerca de 2,5 milhões de quilômetros rodados. A combinação desses fatores gerou testes sete vezes mais severos que o padrão aplicado na indústria, tornando o S-Way um dos veículos mais testado do mercado e com robustez máxima.
Outro destaque levado à Fenatran foi a linha Tector, que recebeu a motorização Euro VI em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas, e que, a partir do ano que vem, terá novos itens de segurança e um sistema exclusivo de recirculação de gases, o Hi-SCR – sistema que dispensa o EGR (recirculação
de gases). Esses avanços se traduzem em melhor performance e custo operacional, com 6% de
redução no consumo de combustível.
Outra materialização desse ciclo de investimentos é o Daily 35-160, primeiro veículo comercial Euro VI apresentado ao mercado brasileiro, que recebeu aporte de alta tecnologia com foco em redução de emissões, conforto e economia. Durante a Fenatran, o lançamento foi complementado com a apresentação de toda a linha até 6,5 toneladas, que agrega as tecnologias da versão de 3,5 toneladas já conhecida.
“Com tudo o que a nova família oferece – conforto, tecnologia, robustez, segurança e economia –, estamos muito seguros de que o Daily continuará sendo a melhor solução do segmento. Prova disso é sua liderança absoluta no mercado”, pontua Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina.
Lançamentos
Outra grande novidade exibida aos visitantes da Fenatran e que atende a uma crescente demanda do setor de transporte urbano de cargas, foi 0 Daily Hi-Matic – primeiro veículo do segmento com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades de última geração, assegura baixo consumo de combustível e conforto extra ao motorista, já que elimina a necessidade de troca de marchas, tudo isso mantendo a robustez e confiabilidade já reconhecida da família Daily. Esse é mais um grande exemplo do pioneirismo da marca IVECO no mercado brasileiro e latino-americano.
Propulsão Alternativa
Na feira, a IVECO também apresentou seu line-up completo com veículos movidos a propulsão e combustíveis alternativos. Esse é um importante passo que concretiza a estratégia do programa
Brasil Natural Power.
O S-Way NG é a versão do novo extrapesado da marca movido a gás natural (comprimido ou Biometano). O veículo conta com motorização de 460cv, a mais potente do mercado, e tem capacidade total de 960 litros (240 m3), proporcionando a maior autonomia entre os veículos movidos a gás natural comprimido no país, além de configurações de entre eixo adequadas para as missões de transporte no país.
Outro integrante da família NG é o Tector, que também ganha seu modelo movido a gás natural (comprimido ou biometano). A versão de 16 toneladas se torna o primeiro veículo da categoria a ser comercializado com propulsão alternativa.
“O lançamento da família NG, tanto no S-Way quanto no Tector, demonstra que a IVECO está comprometida em criar novos caminhos para um futuro mais sustentável e alinhado à matriz energética do nosso país. São produtos que quando abastecidos com biometano, por exemplo, podem reduzir em até 95% a emissão de CO2.” afirma Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina.
Como destaque, a marca apresentou também a eDaily, versão elétrica da já consagrada família Daily,
que terá versões de 3,5 a 7,2t . O modelo mantém todas as características já aprovadas pelos clientes, agora com emissão zero.
“Se com o Daily atual não tinha pra ninguém no segmento de leves, agora ampliamos essa vantagem de forma significativa com um veículo que tem todos os atributos para um transporte urbano mais limpo e silencioso. Se trata de performance de última geração com emissão zero de carbono”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.
“O eDaily completa a nossa estratégia de propulsão alternativa e posiciona a IVECO como a única montadora do mercado com soluções dos leves aos pesados. Acreditamos na combinação das várias tecnologias disponíveis como a melhor forma para atingir um transporte sustentável que pode suprir de forma plena as necessidades das operações de cargas. A apresentação do nosso portfólio “verde” materializa a estratégia da marca e demonstra sua força para direcionar um futuro mais sustentável no mercado de transportes” complementa Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina.
Serviços e parcerias
Os avanços da IVECO em direção ao transporte do futuro chegam também aos serviços oferecidos, incluindo digitalização e conectividade, que proporcionam uma série de benefícios ao transportador. Um deles é o IVECO ON, ferramenta voltada para a manutenção da produtividade do veículo em longo prazo, a partir da conectividade. Por meio de um portal exclusivo, o operador é capaz de monitorar, por exemplo, o consumo de combustível e o estilo de condução, aperfeiçoando o desempenho da frota a partir de uma série de recursos.
Outro exemplo de estratégia para acelerar os negócios e aprimorar o desenvolvimento de produtos com a pegada verde, ou seja, na rota para o transporte do futuro, é o fortalecimento de parcerias com organizações relevantes e ideias convergentes. Parceria é um dos três pilares estratégicos da IVECO, ao lado de tecnologia e sustentabilidade. “Nos aliar a players com objetivos comuns em direção a um transporte mais sustentável fortalece o alcance das nossas iniciativas, acelerando o processo de desenvolvimento de tecnologias e beneficiando o cliente final”, explica Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO.
A mais recente associação da IVECO, mirando um futuro ainda mais promissor, foi realizada com a Hyundai, um desdobramento da estratégia global da empresa. Na Europa, o primeiro passo dessa parceria foi o desenvolvimento do protótipo eDaily, movido a célula de combustível, que demonstra como será a evolução da linha Daily para o transporte urbano de cargas. “Estamos prontos para o futuro com foco total no cliente”, assegura Barion.
Recentemente, a IVECO também entregou as primeiras 17 unidades (de um total de 20) do Hi- Way GNV à Unidas – uma das maiores empresas de locação de frotas do país. O veículo faz parte do recém-lançado programa Brasil Natural Power, que tem a Bosch como parceira, “guarda-chuva” com todas as ações da IVECO envolvendo combustíveis alternativos e que demandou 70 mil horas de desenvolvimento.
Por Redação Na Boléia