IVECO e Nikola inauguram fábrica de caminhões elétricos na Alemanha
Um novo e importante capítulo na história do transporte sustentável da IVECO e da Nikola Corporation teve início em Ulm, Alemanha. Foram inauguradas as instalações da fábrica dedicada à produção de caminhões elétricos pesados Nikola Tre durante evento que teve a participação de executivos das empresas e autoridades públicas do país.
A produção terá início até final do ano e os primeiros modelos Nikola Tre produzidos na planta serão entregues para clientes selecionados nos Estados Unidos, em 2022. Além do modelo de produção de veículos elétricos a bateria, a próxima evolução desta plataforma modular para serviços pesados também foi apresentada ao público na forma do protótipo de veículo elétrico a célula de combustível Nikola Tre. Este modelo entrará em produção até o final de 2023.
“É extremamente gratificante poder testemunhar a execução de um árduo trabalho entregue no prazo e de acordo com nossos planos originais. Graças à reconhecida experiência da IVECO, fornecemos uma plataforma sobre a qual a tecnologia Nikola pode prosperar. Agora, nosso foco está em garantir o sucesso desta operação e assumirmos a liderança, quando se trata de transporte pesado de longa e curta distância, com emissão zero de poluentes“, disse Gerrit Marx, Presidente de Veículos Comerciais e Especiais da CNH Industrial e CEO da IVECO.
Aqui no Brasil, a IVECO iniciou o programa Brasil Natural Power que, junto de grandes parceiros, tem como objetivo desenvolver, produzir e comercializar veículos movidos a combustíveis alternativos projetados para atender os segmentos do transporte no Brasil levando em conta suas peculiaridades e características.
Márcio Querichelli, presidente da IVECO na América do Sul, ressalta que para o transporte de cargas, urbano e rodoviário, a tendência é que o gás seja a alternativa mais viável para o território brasileiro, sendo o ‘ponta pé inicial’ para outras tecnologias, como a eletrificação. “Estamos focados na missão de promover um transporte sustentável sem deixar de lado a rentabilidade da operação do cliente”, completa o executivo.
Fábrica de Ulm / Alemanha
Com 50 mil metros quadrados, dos quais 25 mil metros quadrados cobertos, a fábrica de Ulm apresenta um processo de montagem final que foi projetado para veículos “nascidos elétricos”. Este local, e a primeira fase da industrialização, representam um investimento conjunto da IVECO e da Nikola, e envolve uma projeção de 160 fornecedores no processo, do início ao fim.
A linha de produção está atualmente prevista para ser capaz de fabricar aproximadamente mil unidades por turno por ano e deverá passar por um aumento progressivo nos próximos anos. A fábrica irá operar de acordo com os princípios do programa de Manufatura de Classe Mundial (WCM), com o objetivo de atingir desperdício zero, acidente zero, falha zero e estoque zero, confirmado por suas características-chave que incluem a gestão totalmente digital do chão de fábrica, projetada para garantir 100% de rastreabilidade e operações sem papel.
Nikola Tre Elétrico
Segundo a empresa, o Nikola Tre, que é planejado e projetado como uma solução de transporte segura, confiável e de alto desempenho, com emissão zero, está impulsionando a mudança para o setor. Baseado na plataforma de caminhões IVECO S-WAY com um eixo elétrico, desenhado em conjunto com a FPT Industrial, o caminhão apresenta avançada tecnologia de bateria elétrica e a combustível da Nikola, juntamente com os principais componentes fornecidos pela Bosch.
Por Redação Na Boléia