IQA completa 25 anos de conquistas em qualidade automotiva
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, completou 25 anos de fundação. Criado em 18 de maio de 1995, com a missão de certificar produtos automotivos com base em regulamentos nacionais, o IQA é hoje referência em qualidade no setor automotivo. Com a pandemia da Covid-19, o Instituto tem adequado as atividades para oferecer ainda mais segurança à sociedade.
Apesar do momento delicado que a humanidade vive atualmente, Ingo Pelikan, presidente do IQA, reforça o compromisso do Instituto com todo setor da mobilidade e sociedade. “Evidentemente, o momento é bem complexo, mas tenho certeza que vamos superar e continuaremos oferecendo o melhor possível para a sociedade, entidades, nossos clientes e parceiros”, afirma.
Faz parte deste compromisso a adequação das atividades remotas com a digitalização dos processos internos e auditorias remotas. Além disso, o IQA tem trabalhado no desenvolvimento de um novo serviço de apoio para retomada de produção, envolvendo saúde e segurança.
“Os novos serviços pós-Covid-19 do IQA possuem como foco Saúde e Segurança (CovidFree), Delivery (CovidFree), Validação de lotes, Digitalização, Retomada de produção (apoio), Boas práticas e Inspeção de estoques”, explica Alexandre Xavier, superintendente do IQA.
Oportunidades
“Em 1995, na criação do IQA, existia um grande questionamento do que era fabricado e oferecido no nosso setor”, lembra Pelikan, presidente do IQA. Resultado de trabalho em conjunto entre a indústria e o governo, o Instituto começou a atuar junto ao governo na certificação obrigatória de itens de segurança e, posteriormente, ampliou seu leque de atividades para a certificação de sistemas de gestão e serviços automotivos, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.
“O momento atual restringe a utilização deste espaço tal como foi projetado, porém, acabou sendo também uma oportunidade para ampliamos nossa presença nos meios digitais e aumentamos significativamente nossos cursos e treinamentos on-line”, comenta Alexandre Xavier, superintendente do IQA. “E, quando o isolamento social terminar, retornaremos com força máxima!”, completa.
Por Redação na Boléia