Grupo PACCAR inaugura braço financeiro no País
Depois de fincar os pés no Brasil, em 2011, o Grupo PACCAR, detentor das marcas Kenworth, Peterbilt e DAF Caminhões, anunciou a chegada ao País de seu braço financeiro. Trata-se da PACCAR Financial que pretende ser uma nova opção de crédito para clientes DAF na aquisição de veículos novos da marca.
A instituição iniciou suas atividades em junho último, oferecendo a modalidade CDC para os clientes finais e linhas de financiamento de estoque para os revendedores DAF (Floor Plan). Segundo informou João Petry, Diretor Geral da PACCAR Financial, a intenção é disponibilizar linhas do Finame ainda no segundo semestre de 2019. Já as opções de Leasing para cliente final, bem como capital de giro para concessionárias estarão disponíveis a partir de 2020.
Para atuar no competitivo mercado de caminhões brasileiro, a PACCAR Financial investiu inicial de R$ 100 milhões, sendo 30% destinados à infraestrutura e 70% a capital operacional para oferta de crédito aos clientes. A maior parte do aporte de crédito virá de recursos próprios, mas a instituição também informou que poderá, futuramente, buscar no mercado de capitais parcerias com outros bancos para ampliação de recursos de crédito.
A entrada do banco no País vem ao encontro do bom momento que a DAF vive por aqui. Desde a inauguração de sua fábrica, em Ponta Grossa (PR), onde são produzidos os caminhões da marca, o Grupo tem registrando crescimento nas vendas. No ano passado, a fabricante vendeu 2,3 mil veículos no mercado brasileiro – e prevê chegar a 3 mil em 2019. O braço financeiro pretende suportar as vendas, oferecendo condições mais atrativas para os clientes.
De acordo com Petry, os estudos para entrada do banco no Brasil começaram em 2017 e levaram em conta as características do mercado brasileiro. “No Brasil, a venda de caminhões é fortemente atrelada ao financiamento, seja via consórcio ou Finame, o que traz condições favoráveis para a chegada da PACCAR Financial. Percebemos que em épocas de economia difícil, há um crescimento nas operações de bancos de montadoras. Analisando-se os últimos oito anos, em períodos em que a economia vinha bem, os bancos de montadoras foram responsáveis pelo financiamento de 30% a 39% de veículos. Já a partir de 2015, vemos um aumento desse percentual. Em 2018, por exemplo, o volume de financiamento via bancos próprios chegou a 45%. A DAF não tinha ainda seu braço financeiro por aqui, e estamos certos de que essa decisão irá alavancar ainda mais nossos produtos no mercado brasileiro”, analisa João Petry.
De acordo com o executivo, com a chegada da PACCAR Financial, a expectativa é aumentar em 20% o volume de vendas totais da DAF ainda neste ano e até 30% a partir de 2020.
“Queremos ser aliados dos clientes porque conhecemos o segmento em que atuam. Apesar de chegarmos ao Brasil apenas neste ano, a PACCAR Financial financia produtos há mais de 58 anos. Em 2018, 24% das vendas de todas as marcas do Grupo no mundo – consolidando um portfólio de mais de 198 mil caminhões e trailers e ativos totais de US$ 14,4 bilhões – foram financiadas pelo banco”, completa.
Para crescer no País, a instituição – que está presente em 24 países e emprega mais de 1.000 funcionários globalmente –, aposta em alguns diferenciais. Segundo Petry, o foco do banco será em atendimento especializado e qualificado, taxas atrativas e contato próximo com os clientes. Além dos veículos, o banco poderá também financiar implementos, desde que o produto faça parte do conjunto da aquisição do caminhão DAF.
A instituição está sediada em Ponta Grossa e já conta com mais de 30 funcionários.
Primeiro contrato
Bem iniciou suas operações, a PACCAR Financial fechou seu primeiro contrato com a transportadora Begnini, sediada em Carambeí (PR). A empresa adquiriu um caminhão DAF CF85 4×2, com 410 cv, com 20% de entrada e 80% do valor restante financiado via CDC.
“Estamos orgulhosos por celebrar nosso primeiro contrato com a Transportes Begnini, empresa que atua há mais de 30 anos no mercado e que já faz parte da história da DAF Caminhões. A Transportes Begnini foi um dos primeiros clientes brasileiros da marca e recebeu o primeiro modelo fabricado no País, entregue em 2014. Agora, criamos um novo marco nessa relação duradoura”, afirma João Petry.
Por: Redação Na Boléia