Grupo HEINEKEN inicia piloto com caminhões elétricos em SP e Salvador
O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, anunciou seu compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A companhia, que já vem investindo em soluções sustentáveis e, recentemente, anunciou a neutralização do carbono até 2023 em sua produção por meio do uso de energias renováveis e eficiência energética, quer ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até a operação logística e os pontos de venda.
Como parte dessa jornada que compõe sua estratégia global, o Grupo HEINEKEN também estabeleceu a meta de alcançar 100% de circularidade das suas embalagens utilizadas em bares e restaurantes até 2025. No caso do plástico, a meta é ter 100% de circularidade, com uma grande contribuição do PET que terá uma redução de 80% em volume até 2025.
Na frente de logística, a empresa levará energia renovável para os 31 Centros de Distribuição até 2023, incluindo o uso de empilhadeiras elétricas em toda a frota até 2025. Neste ano, a companhia também iniciará um projeto piloto com caminhões elétricos nas regiões sudeste e nordeste, já mirando a expansão do modelo para todo o país.
“Reconhecemos nossa responsabilidade e nosso papel atuante na solução deste desafio que é neutralizar as emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Por isso, estamos com metas e iniciativas ambiciosas para promover impactos socioambientais positivos no Brasil”, comenta Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
Ainda este ano, a companhia iniciará um projeto liderado pela marca Heineken que facilitará o uso de energia verde por bares e restaurantes nos quais o portfólio da companhia está presente. “Proporcionar essa oportunidade para os nossos clientes é uma maneira de garantir que nossas ambições cheguem também na ponta da cadeia e se conectem com nossos consumidores finais”, revela a executiva.
“O Brasil é o primeiro mercado da marca Heineken® mundialmente e, para que possamos promover o desenvolvimento sustentável do nosso negócio e da sociedade, é fundamental que estejamos trabalhando ativamente para preservar os recursos naturais e reduzir ao máximo nossos impactos ambientais. Esse movimento está 100% alinhado ao nosso principal valor: o respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente”, afirma Mauro Homem, diretor de Corporate Affairs do Grupo HEINEKEN.
Outras iniciativas do Grupo HEINEKEN:
• Caldeira de biomassa nas cervejarias – tendo em vista nosso objetivo de alcançar 100% de energia renovável em nossas cervejarias até 2023, continuamos investindo em caldeiras de biomassa, fonte energética que deriva de cavaco de madeira com origem de reflorestamento certificado.
• Projeto Noronha Plástico Zero –parceria com as empresas Menos 1 Lixo e Iönicapara a instalação de centro de engajamento, formação de líderes multiplicadores, entrega de kit de materiais reutilizáveis aos moradores e turistas e melhoria do sistema de coleta e beneficiamento do vidro consumido e descartado na ilha de Fernando de Noronha.
• Glass isGood –programa de logística reversa de vidro, junto a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, que já encaminhou mais de 50 milhões de garrafas para reciclagem desde 2010.
• Volte Sempre –ação iniciada na cidade de São Paulo ehoje está em fase piloto em Belo Horizonte (MG), estimulando a reciclagem de vidro com máquinas de coleta que trituram o material e geram vantagens para os consumidores, garantindo a circularidade completa do vidro na região.Até agora, o projeto já arrecadou 200 mil garrafas, com a participação de 3.449 clientes participantes, somando 80 toneladas de vidro. Para a etapa em Minas Gerais, a Owens Illinois também passou a fazer parte da ação.
• Programa S0+MA – ação une a preocupação ambiental com a social, permitindo o acúmulo de pontos a cada material reciclável entregue pelos participantes, os quais podem ser trocados por produtos essenciais (higiene e alimentação, por exemplo) ou cursos profissionalizantes.
Por Redação Na Boléia