FPT Industrial apresenta motor do futuro para várias aplicações
A FPT Industrial apresentou o Powertrain Cursor X. O motor conceitual foi projetado pela equipe de Desenvolvimento de Produto (P&D) da marca em conjunto com o Centro de Design da CNH Industrial, mesclando capacidades técnicas e funcionalidades de uma fonte de energia 4.0 para novos combustíveis. Com construção modular, o Cursor X é utilizável em variadas aplicações e veículos e, principalmente, é ecologicamente consciente.
O produto foi exposto na Fenatran, em outubro. O conceito pode ser identificado por quatro fontes de energia principais, que na visão da marca da CNH Industrial norteiam a arquitetura, a lógica e os modos operacionais do futuro do Powertrain, não só do segmento On-Road, como também em aplicações Off-Road (máquinas agrícolas e de construção), geração de energia e marítima.
O Cursor X se adapta para fornecer a solução mais adequada aos negócios e missões dos clientes, independente da aplicação (gás natural, geração elétrica por células de combustível de hidrogênio ou em energia armazenada em bateria). Sua versatilidade permite combinações de operação em modo puramente elétrico a híbrido paralelo ou serial.
O conceito pode ter o mesmo tamanho de um motor tradicional de combustão interna, com arquitetura modular que permite fácil montagem e integração à arquitetura do veículo. Sua modularidade é aplicável em todas as famílias de motores da FPT Industrial, em uma ampla gama de potência. Também pode ser fornecido como um pacote ou em uma configuração desmontada.
O Cursor X foi pensado para fornecer energia para tração, sistemas auxiliares, implementos e tomadas de força para qualquer veículo ou máquina – desde furgões de carga a ônibus, de tratores de esteira a escavadeiras, de tratores agrícolas a colheitadeiras. A solução também pode ser oferecida como um pacote para produtos de baixo volume que exigem eletrificação.
O Cursor X entrega potência de acordo com as necessidades e aplicações dos clientes. A configuração a gás natural, com opção híbrida elétrica, é ideal para transporte de passageiros metropolitanos e regionais, reduzindo as emissões de CO2 em até 30%. A configuração elétrica a bateria é ideal para entregas urbanas, com autonomia estimada em 200 km. A célula de combustível de hidrogênio é uma tecnologia elétrica completa para missões de longa distância e transporte pesado, com uma autonomia estimada de 800 km.
Por: Redação Na Boléia