Ford inicia a produção da Transit na América do Sul
A Ford iniciou a produção da Transit para o mercado brasileiro na nova fábrica construída em parceria com a Nordex no Uruguai. A nova planta, localizada em Montevidéu, é a quinta a produzir a linha de vans no mundo, ao lado da Turquia (Kocaeli), da Rússia (Elabuga), da China (Nanchang) e dos Estados Unidos (Kansas City).
Daniel Dupas, diretor de Qualidade da Ford América do Sul, explica que a nova fábrica é resultado de um modelo inovador de parceria da Ford com a Nordex, empresa especializada em manufatura com mais de 50 anos de experiência no setor, produzindo veículos de qualidade e com custos competitivos. O investimento conjunto no projeto foi de US$50 milhões.
“Aliamos o nosso conhecimento sobre o produto com aquilo que a Nordex tem de melhor, com uma estrutura de produção adequada para atender o tamanho e as necessidades do nosso mercado”, diz Dupas. “Outra vantagem é que ela possui uma localização estratégica para atender os clientes da região.”
Toda a validação do produto e da manufatura foi feita pelo time de engenharia da Ford no Brasil, para garantir que a Transit produzida na América do Sul tenha o mesmo padrão de excelência e qualidade com que ela é reconhecida em todo o mundo.
A Transit vai oferecer também tecnologias exclusivas, que contribuem para o melhor desempenho e dirigibilidade da categoria. Recentemente, ela foi premiada pelo Euro NCAP, entidade independente de avaliação veicular da Europa, como a melhor do segmento em segurança.
Eficiência e qualidade
A fábrica da Transit no Uruguai tem 17.000 metros quadrados de área construída e instalações modernas, que privilegiam o conforto e a sustentabilidade, incluindo iluminação natural e tratamento termoacústico. Ela conta também com uma estrutura completa de apoio, com pista de testes, depósitos, pátios, escritórios e sistema de logística para o recebimento de peças e envio dos veículos prontos.
Segundo a empresa, a planta tem um design avançado, que favorece a eficiência das operações. A cabine é movimentada por um transportador aéreo e cada subconjunto é montado sequencialmente ao lado da linha de montagem, abastecendo as estações de trabalho. O time de produção é formado por profissionais selecionados, que passaram por um programa especial de treinamento para garantir a qualidade da produção.
“Todos os sistemas de qualidade da manufatura e do produto são os mesmos empregados nas demais fábricas da Ford no mundo, com um controle robusto de todas as fases da montagem até o produto final”, diz Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford.
No total, a nova linha vai produzir sete versões e 12 catálogos da Transit, nos modelos de passageiros e de carga, para atender o Brasil, a Argentina e outros países da região. O lançamento da Transit marca o início da Divisão de Veículos Comerciais da Ford, com uma solução completa para oferecer o máximo de produtividade aos clientes profissionais.
Por Redação Na Boléia