Imagem meramente ilustrativa.
Imagem meramente ilustrativa.

Responsável por eliminar os poluentes do ar e proteger a saúde do motorista e passageiros do veículo, o filtro de cabine precisa ter uma manutenção adequada. “Os filtros de cabine são fundamentais para purificar o ar no interior do automóvel, bem como importantes para impedir que as impurezas provoquem doenças aos ocupantes, como resfriados, alergias, sinusite e outras, especialmente, respiratórias, já que os filtros juntam ácaros, poeira e outros componentes prejudiciais à saúde”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

Segundo Moura, o ar-condicionado é visto atualmente como item indispensável no carro para garantir o conforto dos passageiros e motorista em dias mais quentes, mas é preciso limpeza cuidadosa nos dutos, manutenção adequada em todo o sistema e substituição periódica do filtro de cabine para evitar a proliferação de fungos, bactérias e vírus.

Nesse aspecto, é importante verificar as orientações do fabricante acerca da higienização do sistema e troca do filtro do ar-condicionado, sendo que a vida útil do mesmo vai depender do uso do veículo e do acessório. “Ao rodar em estradas de terra ou em metrópoles com maior poluição, o prazo para substituição do filtro será menor do que em vias pavimentadas ou em cidades com reduzidos índices de poluentes”, comenta.

É aconselhável ainda fazer periodicamente análise completa do ar-condicionado. Mas, o motorista também deve ficar atento aos sinais que indicam que chegou a hora da manutenção, como mau cheiro ou perda de eficiência. “Além de ocasionar doenças, filtro vencido ou danificado pelo uso impede o fluxo de ar, força o sistema e diminui o rendimento”, completa.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.