Fiat Uno se despede do país contando sua própria história
Após 37 anos de produção no Brasil, a Fiat anuncia a despedida do Uno com uma campanha cheia de paixão e de histórias para contar. Com o conceito “A paixão é interminável”, a Leo Burnett TailorMade desenvolveu um projeto de despedida que traz o próprio carro contando sua história em tom emotivo e no formato “Draw mylife”, linguagem que é sucesso no Youtube.
“O Uno é um ícone, que marcou a vida de muita gente. Ele foi o primeiro carro de muitos, esteve presente em importantes momentos e se tornou uma lenda, não só para a história da Fiat, mas para milhões de brasileiros também. Então, preparamos uma despedida que diz um pouco do legado que ele representa”, explica Malu Antonio, gerente de Storytelling e Content da Stellantis para a América do Sul.
A campanha ainda conta com outras iniciativas, com uma parceria com o BuzzFeed, memes e muita interação com os fãs. Além disso, a Fiat proporcionou uma despedida à altura do ícone, ao lançar uma edição especial limitada de 250 unidades batizada de Uno Ciao.
O Filme
Com uma campanha 100% digital, o filme traz o Uno se despedindo do público brasileiro, que o fez ser o carro mais vendido da marca na América Latina. No estilo “Draw mylife”, o vídeo traz uma edição acelerada juntamente com ilustrações seguidas da narração do Uno.
Explorando um formato nativo do YouTube, o modelo conta sua história cheia de emoção e relembra lindos momentos que viveu e proporcionou aos seus consumidores, como viagens, passeios em família aos domingos até as longas rotinas de trabalho.
O público será convidado a interagir de diversas formas ao longo da despedida. O projeto conta com uma série de memes que convocam os internautas a compartilharem as suas histórias com o carro que marcou gerações.
Para os fãs da marca, a Fiat ainda preparou uma parceria com o Buzzfeed por meio de um questionário que vai apontar “Qual Uno você é?”. Para descobrir, acesse: https://buzzfeed.com.br/quiz/qual-fiat-uno-e-voce
“Desde seu lançamento no Brasil, em 1984, o Uno nunca foi apenas um carro: foi um verdadeiro ícone pop que caiu no gosto do brasileiro. Foi o carro das famílias, o primeiro carro de muita gente e, claro, foi também o famoso “carro da firma”. No decorrer dos anos, a Fiat inovou, levando tecnologias avançadas para a categoria de carros populares. Resumindo, foi um carro apaixonante. Por isso, merece uma despedida cheia de paixão. Desenvolvemos uma campanha digital trazendo a história do Fiat Uno em um formato nativo do YouTube, além de vários conteúdos interativos que vão relembrar os memes famosos com o carro, as histórias do Uno com as pessoas e a sua trajetória de quase 40 anos pelas ruas do país. É o nosso “Ciao, Bambino” que divulga também a versão de despedida desse carro antológico: o novo Fiat Uno Ciao”, conta Bruno Godinho, Diretor de Criação da Leo Burnett TM.
Por Redação Na Boléia