Férias de final de ano: confira dicas para quem estará na estrada
Assim como as férias de final de ano, a revisão veicular é um assunto que ganha evidência quando nos aproximamos do mês de dezembro, especialmente para motoristas e proprietários de veículos. Apesar de amplamente divulgada pela imprensa especializada, a revisão nem sempre é colocada em prática, o que pode tornar as celebrações com a família em experiências desagradáveis e até mesmo perigosas.
Portanto, a manutenção veicular é muito importante dentro do planejamento geral das férias.
Pensando nisso, a Pirelli, empresa apoiadora do Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária (UNRSF, da sigla em inglês), destaca alguns pontos que merecem sua atenção antes de pegar a estrada.
A manutenção do veículo deve ser feita regularmente, com revisões periódicas a cada, pelo menos, 10.000 km. Os sistemas de suspensão e freios devem ser verificados com frequência. Um sistema de suspensão em bom estado melhora o conforto e a estabilidade do veículo.
Com os pneus não é diferente. As recomendações são para rodízio dos pneus, alinhamento e balanceamento também a cada 10.000 km. Em alguns casos, em que o veículo é utilizado intensamente em condições mais severas, recomenda-se que esse tipo de serviço seja realizado a cada 5.000 km.
O rodízio serve, dentre outras coisas, para igualar a diferença de desgaste entre pneus traseiros e dianteiros, prologando sua vida útil. Já o alinhamento e o balanceamento do conjunto de rodas farão com que a condução seja mais segura, sem vibrações, e evitam que os pneus se desgastem irregularmente.
Outro item bem importante a se observar é a calibragem de pneus. A calibragem ideal é determinada pela fabricante do veículo e foi pensada de acordo com todos os componentes e características de cada carro. A pressão ideal está indicada no manual do proprietário ou afixada no batente da porta do motorista. É recomendado fazer essa verificação uma vez por semana, sempre com os pneus frios, sem se esquecer de calibrar também o estepe.
Também deve-se ficar atento às alterações necessárias na calibragem para quando o veículo estiver muito carregado, como nas viagens de férias, em que muitas vezes os carros contam com a capacidade máxima de pessoas e muitas malas no bagageiro. “Pneus com a pressão adequada oferecem melhor aderência, reduzem o risco de aquaplanagem, melhoram a eficiência energética e duram mais, tanto para carros a combustão quanto para os elétricos”, comenta Roberto Falkenstein, consultor da área de Tecnologias Inovativas da Pirelli.
A vida útil do pneu deve ser sempre respeitada. Pneus desgastados têm menos aderência, principalmente em piso molhado – situação comum na época mais chuvosa do ano, o verão. Caso a profundidade dos sulcos estiver no limite do TWI, é necessário substituir imediatamente os pneus.
O TWI (Tread Wear Indicator, na sigla em inglês), é o indicador da vida útil do pneu e não pode estar na mesma profundidade da banda de rodagem. Pneus que chegam ao fim de sua vida útil perdem a capacidade de drenar água, além de estarem mais suscetíveis a furos, por contarem com menos borracha.
Caso nem todos os pneus tenham atingido o TWI e o proprietário opte por fazer a substituição de apenas dois, a Pirelli indica que os pneus novos sejam colocados no eixo traseiro do veículo, independentemente do tipo de tração dele. Isso porque, em situações de emergência e recuperação do controle da direção, é possível controlar o eixo dianteiro do carro, enquanto no traseiro isso não é aplicável.
“Seguindo essas orientações, seu veículo irá consumir menos combustível, terá melhor dirigibilidade e maior aderência, proporcionando condições ideais para aproveitar com segurança e tranquilidade as férias em família. É importante ressaltar, porém, que esses cuidados precisam ser tomados durante o ano todo, e não apenas nos períodos de festas. Assim, teremos um trânsito mais seguro e sustentável, gerando amplo bem-estar social”, finaliza Falkenstein.
Por Redação Na Boléia