Fenatran 2022 traz grandes novidades das montadoras
As montadoras de caminhões estão apresentando muitas novidades na 23ª edição da FENATRAN, a maior feira de transporte e logística da América Latina, que acontece até 11 de novembro, no São Paulo Expo. O evento, com a participação de mais de 500 marcas, entre montadoras e empresas do segmento de logística, deverá receber um público superior a 65.000 visitantes.
Entre as novidades apresentadas na FENATRAN está o FM Electric da Volvo. O caminhão pesado 100% elétrico, com zero emissões, é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. O modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações e representa o próximo passo da marca em direção a um futuro mais sustentável.
A Volvo também exibe em seu estande a nova linha de caminhões Euro 6/Proconve P8, com significativa redução na emissão de poluentes. As novas versões do Volvo FH, FM e FMX, além de mais sustentáveis, têm um consumo de combustível até 8% menor. Já os modelos VM, VMX e VMX Max contam com um novo motor de 8 litros projetado e produzido pela própria Volvo, e com uma nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração – a mesma do FH. A linha VM apresenta uma redução de até 10% de consumo de diesel.
Scania
A Scania anunciou os lançamentos que farão parte de sua linha 2023 de caminhões. Para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8, a montadora terá duas novas famílias de motores. Uma chamada de otimizada de propulsores P8, e a gama Super, com novo e exclusivo trem de força, o mais eficiente e econômico já desenvolvido pela fabricante. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões, que foi lançada no Brasil em 2018.
O ‘Super’, como foi batizado o novo trem de força lançado pela montadora na Europa em novembro de 2021, já é reconhecido como o mais eficiente e econômico da categoria. Depois de conquistar o cobiçado Prêmio Green Truck, em maio deste ano, na Alemanha, a nova linha de motores chega ao Brasil para ser comercializado. As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023. A marca também estreia o novo freio de liberação de compressão CRB e novas tecnologias do sistema ADAS 2.0. Com isso, a Scania oferece no Brasil o maior pacote de segurança de sua história.
DAF
A DAF Caminhões apresenta na Fenatran sua nova linha de caminhões com motorização Euro 6 e seu amplo portfólio de serviços. Entre as novidades, estão os novos motores MX-11 e MX-13 que tornam os novos caminhões DAF CF e XF 2023 mais econômicos e menos poluentes. Já o DAF CF Semipesado Rígido estreia novo motor PACCAR PX-7 Euro 6 no Brasil.
Outra novidade do estande é o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros. O público da feira também vai conferir todo o portfólio de serviços da DAF, como o DAF Assistance, o DAF Multisuporte e o DAF Oficina Móvel. A montadora terá ainda a exposição das novidades da linha Multimarcas TRP.
Os lançamentos da marca contribuem para a expansão da companhia, que fez, recentemente, diversos investimentos em sua fábrica em Ponta Grossa (PR). A empresa registrou aumento no volume de produção, criou nova linha de eixos, modernizou equipamentos, expandiu a linha de motores e investiu em mão de obra, com contratação e capacitação de funcionários.
Iveco
A Iveco apresentou na FENATRAN o novo S-Way, que oferece tecnologia e performance de última geração, além de até 15% de economia de combustível. A empresa mostrou ainda a linha Tector com a motorização Euro VI em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas.
Outra novidade da marca que atende a uma crescente demanda do setor de transporte urbano de cargas é o Daily Hi-Matic – primeiro veículo do segmento com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades de última geração assegura baixo consumo de combustível e conforto extra ao motorista, já que elimina a necessidade de troca de marchas.
A Iveco destacou no primeiro dia de abertura oficial da FENATRAN que aposta na combinação das várias tecnologias disponíveis como a melhor forma para atingir um transporte sustentável que pode suprir de forma plena as necessidades das operações de cargas.
Mercedes-Benz
O grande destaque da Mercedes-Benz na feira é o lançamento da nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que chegará ao mercado a partir de 2023 com motores BlueTec 6 compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. Ela apresentou ainda o primeiro caminhão de Nível 4 (SAE) de automação no Brasil, o Atego 1730 100% Autônomo; o extrapesado eActros elétrico trazido diretamente da Alemanha; o Actros 2651 “Estrelas Delas”, caminhão rosa do Movimento “A Voz Delas”; e muitas novidades de peças e serviços.
A Mercedes-Benz está levando para a área de test-drives do evento, a FENATRAN Experience, os modelos Actros com a nova cabina Space e um Actros Top Space, além do Axor 3131 com sistema de direção autônoma da máquina inteligente Grunner. Além dos produtos, a empresa está destacando no evento a consultoria especializada que ela oferece no ecossistema de veículos autônomos, com entrega de soluções customizadas aos clientes.
Ford
A Ford anunciou três novas versões da Transit que chegam para ampliar a linha em 2023: a Automática, a Chassi e a E-Transit elétrica. A Transit Automática traz o estado da arte da tecnologia para extrair a máxima eficiência do motor, com um custo de operação mais baixo e grande durabilidade. Com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, a Transit Automática tem ainda tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria. Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.
A Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023, atendendo um segmento que representa 40% do mercado de vans. Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT. Entre outras aplicações, ela pode ser implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg. Para atender a demanda por veículos eletrificados, principalmente na distribuição de grandes centros, a Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul a partir deste mês.
Volkswagen
A Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou no evento o anúncio da venda dos primeiros 20 veículos autônomos da montadora e também a revelação de seu modelo conceito VW Meteor Optimus, que tem potencial para economizar até 8% de combustível. A isso se soma o lançamento oficial dos mais de 30 modelos de caminhões da montadora que vão chegar ao mercado em 2023, com um investimento de mais de R$ 1 bilhão em seu desenvolvimento.
A VWCO também aproveita a maior feira do setor na América Latina para se comprometer com seu Programa Futuro, que terá um espaço dedicado no estande da marca e nasce para acelerar a jornada ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança) da empresa. Seu lema é “conectando o hoje com o amanhã” para consolidar as boas práticas já adotadas pela montadora e desenvolver ações de impacto para ampliá-las a médio e longo prazos.
JAC
A JAC Motors aumentou consideravelmente sua família de veículos comerciais 100% elétricos, em aposta firme a favor da mobilidade livre de emissões. Com PBT de 18 toneladas, ou 26 ton (com 3º eixo), o JAC E-JT 18, exposto na FENATRAN, possui motorização 100% elétrica e terá versões Urbana e Rodoviária, com variação de carga de bateria e autonomia. A nova geração da picape JAC E-JP 8 possui 65 kWh de carga de bateria, motor com 204 cv e 295 Nm de torque, permitindo autonomia de 330 a 400 km. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e estará disponível para test drive.
Já conhecida na versão Furgão, a JAC E-JV 7L proporciona um excepcional conforto aos seus sete ocupantes. A van para passageiros é silenciosa, confortável, tem ótimo porta-malas e ainda rende autonomia de 300 km com seu motor elétrico de 200 cv. A participação da JAC Motors na Fenatran ainda inclui os caminhões 100% elétricos JAC iEV1200T (PBT de 7,5, 8,5 ou 9,5 ton), que estará exposto e disponível para test-drive, e JAC E-JT 12,5 (PBT de 12,5 ton).
FENATRAN Experience
O evento conta com um circuito externo de 2 km de pista para o FENATRAN Experience dentro do complexo do SP Expo. Os visitantes habilitados podem experimentar as novas tecnologias de veículos das marcas Ford, Iveco, JAC Motors, Mercedes-Benz, Scania e VWCO. Serão 18 modelos com diferentes tipos de motores. O formato da pista permitirá aos motoristas habilitados a avaliação da dirigibilidade, frenagem, leveza, força e das tecnologias embarcadas dos veículos.
Arena de Conteúdo Fenatran
A feira oferece ainda aos visitantes, mais de 40 horas de conteúdo, com foco em perspectivas para 2023, sustentabilidade, diversidade & inclusão. Na Arena de Conteúdo, localizada na rua principal do Pavilhão, será realizada uma agenda diária de palestras e debates, que visará a atualização do público sobre os principais desafios e oportunidades do mercado, além de iniciativas e experiências dos principais players do setor. São destaques dessa agenda o 1º Fórum das Mulheres no Transporte e Logística e a 4ª edição do Fórum Transporte Sustentável, entre outros temas.
A programação completa da Arena de Conteúdo está disponível no site da feira www.fenatran.com.br e as apresentações serão disponibilizadas posteriormente na plataforma da Rota Digital Fenatran para acesso on demand.
Por Redação Na Boléia