Fenatran 2017: F-450 Super Duty da Ford mostra o potencial da Série F
Uma das atrações no estande da Ford na Fenatran, feira realizada de 16 a 20 de outubro, em São Paulo, foi o F-450 Super Duty Platinum, com cabine dupla e tração 4×4, um grande sucesso norte-americano, apresentado como veículo demonstrativo do potencial da Série F. O modelo é classificado como um caminhão do segmento de leves e tem uma concepção que combina as características de um veículo comercial de trabalho com o conforto e a tecnologia de última geração de uma picape de grande porte, comum nos Estados Unidos para atividades mistas de rodagem pesada, em especial como reboque.
Produzido e vendido exclusivamente naquele país, o F-450 não tem ainda previsão para o Brasil, mas demonstra toda a tradição de uma linha de veículos de grande aceitação, representada no Brasil pelo F-350 e F-4000, caminhões semileve e leve, respectivamente, para uso urbano e nas estradas. O F-450 Super Duty chama a atenção tanto por ter a maior potência e capacidade de carga da categoria como pelos recursos inéditos de assistência ao motorista.
Equipado com motor V8 turbodiesel de 6.7 litros, o F-450 Super Duty tem mais de 440 cavalos e torque de 128 kgfm. O chassi feito com mais de 95% de aço de alta resistência e a carroceria de liga de alumínio de nível militar contribuem para garantir uma carga útil de 3.460 kg e capacidade de reboque de 14.741 kg. Tem nada menos que 20 tecnologias de assistência ao motorista exclusivas na categoria, aumentando a produtividade e a confiança no trabalho. Entre elas, o assistente de ré para trailer, o piloto automático adaptativo com sistema anticolisão, alerta de ponto cego e tráfego cruzado e alerta de permanência em faixa.
Traz também sete câmeras de alta resolução – duas dianteiras, duas laterais, duas traseiras e uma na caçamba, que facilitam o engate de trailer –, monitoramento de pressão dos pneus e abertura e fechamento remoto da caçamba.
A direção adaptativa é outra tecnologia nova desenvolvida pela Ford que já gerou o registro de oito patentes, além do pedido de outras 11. Ela leva a um novo patamar os recursos da direção com assistência elétrica e reduz em até um terço o esforço no volante em manobras de estacionamento com trailer. Além disso, também torna a direção mais segura e precisa em alta velocidade.
Todo o sistema – composto por um motor elétrico, um computador e um redutor – fica instalado no próprio volante. Sua vantagem é que, em vez de usar uma relação fixa, é capaz de adicionar ou reduzir a rotação no volante, dependendo dos comandos do motorista e da velocidade do veículo. Para se ter uma ideia, em baixa velocidade o giro da direção batente a batente pode ser reduzido em até uma volta.
Por: Redação Na Boléia