Em vigor, a obrigatoriedade de exame toxicológico para motoristas
Entrou em vigor, em 2 de março, a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas com CNH nas categorias C, D e E. A medida está prevista na Lei Federal 13.103/15 e devidamente regulamentada pelo Contran e Ministério do Trabalho.
O teste será feito por meio de fios do cabelo ou pelos do corpo, tecnologia permite detectar a utilização recorrente de drogas como maconha, cocaína, opiáceos, anfetaminas e metanfetaminas, com visão retroativa mínima de 90 dias, exigida pela Lei. A obrigação vale para a emissão e renovação da CNH, na pré-admissão e no desligamento de motoristas profissionais.
O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito, e 38% dos acidentes nas rodovias federais envolvem veículos pesados, apesar de estes representarem apenas 4% da frota nacional.
O teste preventivo antidrogas para motoristas de veículos pesados já é aplicado nos Estados Unidos desde 1988 e, 25 anos depois de sua adoção, o índice de uso de drogas nas estradas caiu 80%, acompanhado da queda vertiginosa do número de acidentes nas estradas. No final do ano passado, o presidente Barack Obama aprovou o uso de exame do cabelo por empresas transportadoras na pré-admissão e no procedimento randômico de motoristas profissionais.
No Brasil, o exame do cabelo, também conhecido por larga janela, é adotado há mais de 15 anos pelo Exército, Marinha, Aeronáutica e pelas Polícias Federal, Militar, Civil e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de vários estados, com resultados comprovados. A expectativa é de que mais de 300 mil vidas sejam poupadas ao longo dos próximos 25 anos, a partir da obrigatoriedade do exame toxicológico.
Os motoristas profissionais que têm CNH com vencimento a partir do dia 02 de março devem procurar um dos laboratórios credenciados para realizar o exame do cabelo. A lista desses estabelecimentos já está sendo divulgada pelo Denatran e Detrans.
Por: Redação – Editora Na Boléia
Somos credenciados para realização da coleta do exame toxicológico.
ZANON ET COL – SAÚDE OCUPACIONAL
Unidade São Paulo – Rua Pinheiro Guimarães, 486 – JD Avelino – (próximo a estação do metrô Vila Prudente) fone:(11)2063-0042.
Unidade Bragança Paulista – Rua Dr. Tosta , 504 – Centro – cel.(11_97171-4535
Estamos a disposição.