Dicas para instalação correta de peças de reposição
Para garantir a correta instalação de peças para seu carro, é necessário que o reparador saiba como aplicar corretamente as peças em seu veículo, para não prejudicar seu funcionamento e afetar a vida útil da peça. Veja algumas dicas importantes para o reparador e motorista.
– Amortecedores
Deixe o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima e repetir a operação de puxar a haste para fora e empurrar para dentro (curso total). Este movimento deve ser repetido pelo menos cinco vezes até que o reparador observe que o movimento do amortecedor fica uniforme e a haste desliza sem vazios. O ar se desloca dentro do amortecedor porque a peça fica guardada na posição deitada, como o óleo é mais pesado desce e deixa espaço para o ar na parte de cima. Por isso, nunca faça a equalização na posição horizontal ou deite os amortecedores equalizados no chão antes de colocar no carro.
– Caixa de Direção
Responsável por transmitir o movimento de rotação do volante para as rodas do veículo, proporcionando estabilidade nas manobras, a caixa de direção é um item fundamental de segurança no veículo. Por isso, os reparadores devem ficar atentos aos procedimentos de instalação da caixa de direção e verificar o estado dos axiais e das coifas de proteção.
– Pivô de suspensão
Devido às variações no diâmetro do pino esférico, ao adquirir e instalar o componente verificar o ano e modelo do automóvel que será reparado. A escolha incorreta e sua consequente aplicação resultará em danos ao pivô e também à contrapeça, invalidando a garantia do produto. Mesmo tendo certeza do ano/modelo do veículo é importante conferir as medidas antes da instalação.
-Suspensão
Inicialmente, é importante verificar o estado geral de todos os componentes da suspensão, pois dependendo do tipo de solo e da forma como o condutor dirige, o desgaste pode ser maior ou menor. Verifique também o estado dos coxins, coifas e batentes. Para finalizar, é importante fazer o reaperto com o veículo totalmente apoiado no chão e, em seguida, o alinhamento da direção e balanceamento das rodas.
Contribuição: Nakata
Por: Redação Na Boléia