Detran.SP oferece vários serviços para quem vai tirar a CNH
Para quem tem mais de 18 anos e pretende tirar a habilitação, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece uma série de serviços on-line no portal www.detran.sp.gov.br . A pessoa pode, por exemplo, fazer o agendamento pela internet para ir à unidade da cidade onde reside entregar os documentos necessários e fazer a coleta biométrica (registro das digitais, assinatura e foto). É só clicar em “Serviços On-line” e depois em “agendamento” na coluna dos serviços de “CNH-Habilitação”. Antes, o candidato deve fazer o cadastro no portal, criando login e senha de acesso.
A página também disponibiliza a consulta às autoescolas credenciadas. Basta ir no rodapé e clicar em “Parceiros”>”Centros de Formação de Condutores”>”Pesquisa de CFCs Credenciados”. É possível fazer a busca pelo nome do estabelecimento, tipo (teórico e prático) e por município. O endereço de médicos e psicólogos credenciados pode ser localizado também em “Parceiros”.
Após ser aprovado nos exames médicos e iniciar as aulas na autoescola, o futuro motorista consegue consultar o andamento de todo o processo, como a realização das aulas teóricas e práticas e também o resultado dos exames teórico e prático na área de “Serviços Online”>“CNH-Habilitação”>”Primeira Habilitação e ACC”.
Ao todo, são 45 horas/aula teórica e 25 horas/aula prática na categoria B (carro), sendo que pelo menos 5 e, no máximo, 8 são feitas obrigatoriamente em simulador de direção veicular e uma, no mínimo, deverá ser feita à noite nas ruas. Quem opta pela categoria A (moto), tem de cumprir 20 horas/aula de aprendizagem prática. O cidadão é submetido a testes ao final de cada etapa.
Para se preparar para o exame teórico, o candidato tem à disposição um simulado virtual que traz questões reais do banco de perguntas utilizadas no teste teórico aplicado pelo Detran.SP. Como ocorre na prova de verdade, o cidadão tem 40 minutos para responder as 30 perguntas. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 70% das questões (ou seja, 21).
O simulado pode ser feito pelo portal do Detran.SP, pelo Facebook, onde o usuário encontra o teste digitando “Simulado de Provas – Detran SP” na busca, e também por meio do aplicativo gratuito para tablets e smartphones. A ferramenta está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser utilizada offline, sem necessidade de conexão à internet. Desse modo, quem estuda pelo aplicativo do Detran.SP economiza o pacote de dados de seu celular ou tablet.
Já para saber como será a prova prática de direção veicular, o candidato pode consultar o manual de exame prático preparado pelo Detran.SP e disponibilizado gratuitamente também em seu portal, na parte de “CNH-Habilitação”>”Primeira Habilitação e ACC”>”Consulte o manual do cidadão para o exame prático de direção veicular”.
Entre as orientações que o material traz estão os direitos e deveres do candidato, as características e o passo a passo da prova, os critérios de avaliação e a descrição de todas as faltas que geram reprovação. Nele, o Detran.SP explica, por exemplo, o que significa avançar o meio-fio na hora da baliza, uma das faltas eliminatórias mais frequentes no exame, além de quantas tentativas e quanto tempo o candidato tem para estacionar o veículo na área de baliza.
Por: Redação Na Boléia