De olho na manutenção do filtro de ar
Componente fundamental para auxiliar no bom funcionamento do motor, o filtro de ar, responsável por reter partículas poluentes antes de chegar ao motor do veículo, deve estar com a manutenção em dia, a fim de evitar dor de cabeça aos motoristas. “É muito importante verificar no manual do proprietário a periodicidade de troca do sistema de filtragem dos veículos, pois o filtro de ar saturado, por exemplo, pode prejudicar até itens como válvulas, pistões e cilindros, sem contar o sistema de injeção, além de comprometer o meio ambiente e a saúde da população”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.
Ele explica que, quando impregnado de resíduos, o filtro de ar também pode ocasionar perda de desempenho e variação do consumo de combustível. Além disso, a manutenção inadequada da filtragem de ar acaba gerando elevados custos de reposição, caso prejudique os componentes do motor.
Moura alerta também sobre uma prática não recomendável para o sistema de filtragem de ar do veículo. “Jogar jato de ar-comprimido para limpar o filtro de ar é uma prática inadmissível, já que esta atitude pode elevar o diâmetro dos microporos do papel filtrante, o que provocaria a perda de sua função”, comenta.
A recomendação é ficar sempre atento aos prazos de manutenção do sistema de filtragem e não esquecer que a vida útil do filtro de ar pode ser reduzida caso o veículo rode em estradas de terra ou em locais com muita poeira, o que acarreta a necessidade de substituição em prazos menores.
Por: Redação Na Boléia