Daimler apresenta sua linha completa de veículos comerciais no IAA
Presença marcante no salão IAA 2018 – Salão de Veículos Comerciais de Hannover, que acontece até 27 de setembro, na Alemanha, o Grupo Daimler Trucks fez na mostra a estreia mundial do novo Mercedes-Benz Actros, juntamente com o eActros totalmente elétrico, o Actros NGT com propulsão a gás e o FUSO eCanter.
A nova Sprinter e a eSprinter totalmente elétrica também são destaques no estande da fabricante, além do conceito Vision URBANETIC para vans, que proporciona a visão de um tipo de van totalmente inédito.
No pavilhão “Daimler Hall”, o Grupo apresenta as linhas de veículos comerciais, com a exposição de 64 modelos de caminhões, ônibus e vans, além de sete veículos na área externa. Além de modelos para os mercados europeus, a Daimler mostra suas novidades em uma área denominada “Caminhões e Ônibus para o Mundo”, com veículos para mercados de exportação.
O novo Actros
O novo Actros é a estrela da fabricante na feira. Em lugar dos espelhos externos convencionais, a “MirrorCam”, câmera espelho interna com numerosas funções, auxilia o motorista, além de aprimorar a aerodinâmica do veículo. O modo como os diferentes sistemas interagem dentro do “Active Drive Assist” cria as bases para a condução autônoma.
A nova função de detecção ativa de pista intervém com movimentos corretivos da direção, se necessário. O novo “Active Brake Assist 5” agora consegue também reagir com frenagem total emergencial se identificar risco para pedestres. Um elemento chave dos sistemas de assistência do novo Actros é o “Sideguard Assist”, introduzido há dois anos.
O sistema de piloto automático preditivo do Actros, o “Predictive Powertrain Control”, agora reconhece cruzamentos e rotatórias. Isso permite que ele otimize o estilo de condução do motorista, mesmo em rotas sinuosas de longo percurso. Em conjunto com a “MirrorCam”, o novo modo “Economy+” do câmbio automatizado Powershift3 e uma nova relação do eixo traseiro, o consumo do novo Actros em estradas pode ser reduzido entre 3% e 5% em rotas de longo percurso.
Os controles também têm novidades, principalmente nas telas da “MirrorCam” nas colunas A e especialmente para o novo “Cockpit Multimídia”. Seu núcleo é composto de duas telas coloridas posicionadas no centro. Em lugar do painel de instrumentos convencional com o velocímetro, conta-giros e mostrador do nível do combustível, o sistema apresenta uma tela plana principal, colorida, de alta resolução. A segunda tela, secundária, foi projetada em padrão touchscreen. A maioria das funções do caminhão pode ser controlada confortavelmente a partir dessa tela. Como aprimoramento do “Cockpit Multimídia”, a Mercedes-Benz Trucks oferece a interconexão em rede multimídia mais interativa, com mais funcionalidades.
A Mercedes-Benz está apresentando seu novo top de linha no IAA 2018 com o modelo especial “Edition 1”, produzido como edição limitada de 400 unidades, com opcionais que oferecem máximo conforto e segurança para o motorista.
Durante o desenvolvimento do novo Actros, os engenheiros da Mercedes-BenzTrucks também remodelaram o Arocs. Como resultado, quase todas as inovações do novo Actros estão disponíveis para o Arocs: A “MirrorCam”, o “Active Brake Assist 5”, o “Cockpit Multimídia” e o “Predictive Powertrain Control”.
Os novos recursos com relação ao sistema de condução são igualmente importantes. Tendo feito sua estreia dois anos atrás, também no IAA de Hannover, o eActros totalmente elétrico está agora – depois de extenso desenvolvimento – em operação real como parte de test-drives em clientes. Já o novo Actros NGT a gás marca o início de mais um novo capítulo dos veículos com baixas emissões na Mercedes-Benz Trucks.
Outras atrações são os serviços da Daimler Trucks. O serviço preventivo Uptime, com monitoramento em tempo real de todas as funções principais do veículo, foi aprimorado e ampliado. Agora ele consegue também controlar algumas das funções do semirreboque. A partir de 2019, o Service 24h irá oferecer monitoramento em tempo real de panes e também serviços de rastreamento da situação dos reparos.
A Fleetboard também demonstra no evento o “Fleetboard Driver App”, uma plataforma de comunicação para motoristas de caminhão, e o “Fleetboard Fuel Loss”, serviço que relata qualquer irregularidade que possa ocorrer entre os dados de consumo de combustível e os de reabastecimento.
Novidades na linha Sprinter
O foco deste ano no IAA está voltado à nova Sprinter. Em exposição, estão a van de passageiros, o furgão e o chassi, com tração nas rodas dianteiras, nas traseiras ou em todas as rodas, motor diesel de baixas emissões, totalmente elétricos ou como na Sprinter F-CELL Conceito, com propulsão por célula de combustível. A linha traz design mais atraente, novos sistemas de segurança e assistência e interconexão em rede como item de série, até um cockpit totalmente novo, com sistema de informações e entretenimento avançados.
No estande da marca, a nova Sprinter está ao lado do Vito, Classe V, Citan e Classe X, que está estreando no IAA. A peculiaridade de destaque do Vito é um sistema de informações e entretenimento com touchscreen e sistema de navegação integrado.
Por: Redação Na Boléia