Com Actros Mercedes-Benz, ASG conquista vitória na Copa Truck
Atual caminhão bicampeão da Copa Truck, com os títulos de 2021 e 2022, o Mercedes-Benz Actros sai na frente na temporada 2023, que ocorreu no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia (GO).
Jaidson Zini (#25), da equipe ASG, venceu a segunda prova do dia da categoria PRO e, com o quinto lugar da primeira prova, assumiu a liderança geral entre os pilotos que já têm experiência na competição, com 33 pontos.
“Em Goiânia, num circuito que exige bastante dos pilotos e dos caminhões, já deu para perceber que a temporada 2023 vai ser muito competitiva e emocionante”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos muito orgulhosos de ver o Actros, nosso bicampeão, sair na frente novamente, com o Jaidson Zini vencendo a corrida 2 e assumindo a liderança. Estamos confiantes na equipe ASG e nos demais pilotos para as demais provas, a começar por Interlagos no dia 30 de abril”.
A ASG Motorsport iniciou parceria com a Mercedes-Benz no ano passado e, com o Actros, já foi a campeã. Em 2023, passa a contar com sete pilotos. Roberval Andrade (#15), proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, chegou com um Actros zero km e ganhou a companhia de pilotos que estreiam na competição: Caio Castro (#22), que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo (#111), que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo.
A equipe também conta com os pilotos Jaidson Zini (#25), o vencedor da segunda corrida de Goiânia e líder do ano e Daniel Kelemen (#45), que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99), que estavam ligados a outras equipes em 2022.
Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate e Luiz Lopes participam da categoria PRO (pilotos com experiência na competição). Bia Figueiredo, Caio Castro e Daniel Kelemen disputam a categoria SUPER (iniciantes na Copa Truck).
Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.
A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.
MirrorCam é inovação exclusiva na Copa Truck
Neste ano, a Mercedes-Benz trouxe uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira para a Copa Truck: o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais. Quatro pilotos da ASG contaram com o MirrorCam em Goiânia e essa tecnologia será aplicada aos sete caminhões da equipe.
Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.
O logotipo “CTC” está em evidência em alguns caminhões da ASG, divulgando o modelo de negócio de customização de caminhões que vem crescendo dentro das soluções oferecidas pela Mercedes-Benz do Brasil ao mercado. Com essa iniciativa, que traz benefícios aos pilotos, a Mercedes-Benz se mostra ouvindo cada uma das vozes, incluindo a dos parceiros da ASG Motorsport.
O caminhão Mercedes-Benz ganhou mais destaque ainda em Goiânia. O Actros “Estrela Delas” foi um dos caminhões-madrinhas da primeira prova do ano. Lançada pela Mercedes-Benz em 8 de março do ano passado, no Dia Internacional da Mulher, a campanha “Caminhão A Voz Delas” foi uma ação especial que homenageou caminhoneiras e cristais (companheiras de motoristas), que viajam Brasil afora e conhecem muito bem a realidade e os desafios das estradas.
Como decorrência, elas foram convidadas a interagir com as redes sociais da marca, votando em enquetes para escolher itens, nome e visual de um Actros especialmente desenvolvido para o público feminino.
“Com essa ação, resolvemos homenagear essas mulheres inspiradoras, que podem chegar a qualquer lugar com o seu talento e sua garra, superando o que vier pela frente”, destaca Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Surgiu então a ideia de criar um Actros feito por elas e para elas, daí o convite para que caminhoneiras e cristais nos ajudassem a compor um modelo ideal para as mulheres”.
“Esse Actros, oficialmente chamado de Estrela Delas, irá percorrer o País, em diversos eventos, levando saúde, conhecimento e conscientização, a fim de facilitar a vida das caminhoneiras e cristais nas estradas”, informa Ebru Semizer. “Tudo em total sintonia com o ecossistema do transporte responsável, enfatizando os princípios ESG na nossa empresa”.
Por Redação Na Boléia