Novo VW e-Delivery já está nas concessionárias do País
A Volkswagen Caminhões anunciou a venda de um lote de 20 unidades do novo VW e-Delivery – modelo de 14 toneladas -, primeiro caminhão 100% elétrico da marca, produzido no País, para a Coca-Cola FEMSA Brasil. A novidade da montadora já está disponível nas concessionárias nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo inicialmente oferecido nas versões de 11 e 14 toneladas de peso bruto total.
“Com o e-Delivery, mostramos uma vez mais o nosso propósito de deixar um legado de consciência ambiental às futuras gerações. Porque nosso maior compromisso sempre foi com as pessoas. Elas são o centro de nossas preocupações em 40 anos de história. Por isso, saudamos a Coca-Cola FEMSA Brasil, que atua em 48% do território brasileiro, pela iniciativa da primeira compra neste lançamento, que vai revolucionar o transporte urbano de cargas”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Com a aquisição, a Coca-Cola FEMSA Brasil quer reforçar seu pilar de sustentabilidade e a estratégia de mobilidade sustentável, que tem por objetivo reduzir o impacto da distribuição de bebidas: “Nosso objetivo é sermos líderes em mobilidade sustentável, gerando uma redução significativa na emissão de poluentes. Essa iniciativa se soma a outras ações de eficiência e tecnologia já adotadas ao longo dos últimos anos em nossas operações”, ratifica Ian Craig, CEO da companhia, acrescentando que as 20 unidades do e-Delivery vão entrar em operação até o fim deste ano.
Os novos modelos farão com que a Coca-Cola FEMSA Brasil deixe de emitir 12,6 toneladas de dióxido de carbono ao ano, impacto equivalente ao plantio de 2.232 árvores.
Saiba mais sobre a tecnologia
O novo caminhão elétrico e-Delivery, certamente, apresenta tecnologia embarcada. Na direção, o intuito da Volkswagen Caminhões e Ônibus é propiciar uma experiência muito próxima da versão diesel da família Delivery. No entanto, no funcionamento, os componentes atuam de forma bastante diferente.
São vários os sistemas inteligentes por trás da operação que trocam informações entre si quase instantaneamente. A atividade desses componentes começa assim que o motorista liga o veículo e o comando chega à central de controle, que interpreta a mensagem de que é preciso ativar a bateria de alta tensão para o e-Delivery começar a rodar.
Esses dados são compartilhados com o sistema de gerenciamento da bateria, que funciona como um guardião e controla seu ritmo de operação. Daí a energia segue para a central de distribuição, que a compartilha com todos os demais componentes de alta tensão, como o inversor de tração do motor elétrico, que é responsável pelo comando de potência e torque do veículo.
Quando o motor entra em ação, a força dele no e-Delivery vai diretamente para o cardã, que distribui para o eixo trativo do caminhão, sem uso de transmissão. A partir desse momento, é como em qualquer caminhão: as rodas do e-Delivery começam a girar e o veículo elétrico inicia sua operação. Parece um longo caminho, mas tudo acontece de forma imediata e com muita inteligência para a máxima eficiência.
Engenharia patenteada
Todo o projeto do e-Delivery foi construído ao redor das baterias, em módulos, numa verdadeira arquitetura flexível. Esse design concebido pela engenharia da marca no Brasil é único e patenteado, com um melhor aproveitamento do chassi para comportar a tecnologia elétrica de forma inovadora.
É um novo conceito para caminhão elétrico. Nesta configuração em módulos, a parte frontal acondiciona cabine e auxiliares. Entre os eixos, ficam as baterias, trabalhando essa distância para maximizar a área de estoque da energia. Por fim, está o trem de força: trata-se de um caminhão com motor elétrico de tração posicionado na traseira do veículo, uma novidade no mercado. Toda essa arquitetura supera o desafio de disponibilizar uma capacidade energética sob medida à aplicação dos clientes, com robustez e confiabilidade.
Força e eficência
Com mais de 96% de eficiência energética, o motor de tração do e-Delivery promete muita potência e força. Seghundo a empresa, o veículo entrega seu torque máximo já em baixas rotações. Oferece até 300 kW de potência e dispensa o uso de transmissão devido a seu alto torque transmitido de forma imediata ao eixo trativo. De acordo com sua configuração, o caminhão elétrico da VW pode partir em rampas de até 28% sem qualquer dificuldade. A mesma força que dispõe para acelerar se reflete na frenagem de regeneração.
Esse desempenho é fruto de uma calibração minuciosa para operações severas. De acordo com a fabricante, suas curvas de torque e de potência são exclusivas e inéditas, capazes de atender a uma ampla gama de aplicações. Trata-se de um motor síncrono de imã permanente de corrente alternada.
Também compõe o veículo um inversor de tração, que atua como o cérebro do motor, recebendo os comandos de como o motor deve atuar. É o dosador da potência e do torque.
Energia em operações reais
Com a opção de seis ou três pacotes de bateria, a engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em uma autonomia de até 250 km, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação. Seu freio regenerativo de três estágios pode aproveitar até 40% da energia gasta para desacelerar. Essa solução foi construída em linha com condições reais de operações urbanas.
Por trás dessa energia, estão baterias de íons de lítio com design otimizado para que os conjuntos fiquem mais leves ao mesmo tempo que oferecem uma das melhores densidades de energia do mercado. Além disso, são livres de níquel, cobalto e manganês, sendo a opção mais sustentável.
São refrigeradas a água, com controle de temperatura para prolongar sua vida útil e também podem ser aquecidas, se necessário. Tudo isso de forma totalmente segura. O e-Delivery opera com uma tensão nominal de 650 volts. Todos os componentes do veículo foram desenvolvidos para operar de forma eficiente, sendo acionados apenas quando necessário.
O e-Delivery suporta uma recarga em corrente contínua de até 150 kW de potência, bem acima da maioria das opções disponíveis no mercado, o que reduz significativamente o tempo do veículo parado nas estações de carregamento e aumenta a disponibilidade ao usuário. Para a operação, o padrão de tomada é internacional, o CCS-2, seguido também pelo mercado europeu e pela maioria das montadoras de veículos elétricos.
Para tornar a experiência do cliente a melhor possível, a VWCO e seus parceiros vão oferecer consultoria quando o assunto é infraestrutura para eletrificação, que irá desde a especificação dos carregadores testados e aprovados pela montadora até a integração com fontes renováveis de energia, podendo tornar a frota do cliente 100% alimentada por energia limpa.
Conforto e segurança operacional
O e-Delivery vem equipado com suspensão pneumática e promete maior conforto e segurança operacional. O desenvolvimento da suspensão foi pensado especificamente para sua aplicação. Conta com quatro bolsões no eixo trativo. O modelo de 14 toneladas acrescenta dois no auxiliar, que o motorista também pode suspender quando o implemento estiver vazio, reduzindo o desgaste de pneus e a resistência ao rolamento, tornando o veículo ainda mais eficiente.
A suspensão vem com um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda sua operação e permite uma série de soluções inteligentes. Há a leitura de carga por eixo, o que facilita para que o operador consiga fazer a correta distribuição de carga. Também regula a altura a partir de teclas no painel, facilitando operações de carregamento do implemento. Durante a subida de rampas íngremes, o operador tem disponível a opção de elevar a carga no eixo de tração, aumentando a aderência com o solo e evitando que os pneus veículo escorreguem durante a subida.
Este gerenciamento eficiente acompanha ainda, de forma dinâmica, a altura dos bolsões, e aciona o sistema de ar apenas quando necessário, o que auxilia na redução do consumo de ar e consequentemente de energia.
O desenvolvimento desse projeto teve como foco principal otimizar o peso e a confiabilidade de cada componente, com trabalho intenso de simulações virtuais e cálculo estrutural. Isso envolveu também desenvolvimento de um chassi robusto para esse tipo de aplicação, bem como do novo conceito patenteado para instalação modular das baterias no veículo, reduzindo ao máximo os esforços no conjunto. Tudo para comportar o peso adicional das baterias ao mesmo tempo em que se mantém a capacidade de carga útil dos veículos.
Desenvolvimento no Brasil
O lançamento do primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido no Brasil chega ao mercado já com um longo histórico em números. Segundo a empresa, mais de 150 profissionais brasileiros estiveram dedicados ao projeto, ao longo de quatro anos de desenvolvimento, com um investimento de mais de R$ 150 milhões para viabilizar o primeiro caminhão 100% elétrico produzido no Brasil.
O e-Delivery encarou mais de 100 diferentes tipos de testes, enfrentando testes severos em pistas especiais, além de imersão simulando áreas alagadas. Nessa jornada, que incluiu desde temperaturas extremas de -20°C a +55°C até avaliações de interferências eletromagnéticas, percorreu o equivalente a cerca de 400 mil quilômetros para comprovar a eficiência e confiabilidade do veículo em todo tipo de condição.
Testes dentro e fora da fábrica
Nos testes fora da fábrica, os caminhões e-Delivery percorreram rotas na cidade de São Paulo, e na região da fábrica no Sul Fluminense, com condições reais de tráfego. Além disso, todo o trabalho foi acelerado com simulações no campo de provas do centro mundial de e-Mobility da VWCO, localizado na fábrica, em Resende (RJ).
Em câmaras climáticas, com dinamômetro e em testes reais em diferentes regiões e países, o e-Delivery enfrentou de -20°C a +55°C para assegurar a operação em temperaturas extremas. Todo o sistema de refrigeração e aquecimento das baterias, bem como o de arrefecimento dos componentes e de ar-condicionado, foram colocados à prova.
Em virtude de sua arquitetura eletrônica superior à de um veículo movido a diesel, o caminhão elétrico VW foi submetido a uma análise específica para assegurar que não houvesse qualquer interferência eletromagnética na eletrônica do modelo.
O modelo também passou por testes inéditos para este tipo de veículo, como o teste de passagem por áreas alagadas, reforçaram e confirmaram toda a robustez da solução projetada pela engenharia de Resende, ratificando sua operação sem riscos também nessas condições.
Além disso, a VWCO informou que inúmeros novos testes de segurança e específicos para os sistemas de alta tensão do veículo foram desenvolvidos seguindo os mais rigorosos padrões internacionais. O elétrico passou por testes tradicionais de desenvolvimento, durabilidade e desempenho, assim como em qualquer novo modelo da marca. Segundo a fabricante, todo o trabalho foi feito para garantir o lançamento com a responsabilidade que sempre rege a atuação da VW Caminhões e Ônibus.
Por Redação Na Boléia