Castello Branco faz 50 anos e continua entre as mais importantes do País
Neste sábado (10/11), a Rod. Castello Branco (SP 280) completa 50 anos de inauguração. Principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Centro-Oeste paulista, a Castello, como é conhecida, com seus 302 quilômetros se configura hoje como um dos mais importantes corredores de transporte de grãos, produção industrial e passageiros do País.
A “Auto-Estrada do Oeste”, como foi inicialmente projetada pelos técnicos Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) na década de 1960, após oito anos de estudos, nasceu com a missão de amparar o desenvolvimento econômico do Estado e do Brasil. O nome de batismo “Rod. Castello Branco” veio em 1967. Hoje, a Castello liga as cidades de São Paulo até Santa Cruz do Rio Pardo (SP). A região beneficiada pelo traçado da rodovia incluía zonas altamente produtivas no Noroeste Paulista, além do Norte do Paraná e Sul do Mato Grosso, por meio da ligação com outras estradas. Este eixo, extremamente importante para o abastecimento do País, era servido na época por rodovias que não se encontravam em condições de sustentar o crescimento projetado para a região.
Marco da engenharia brasileira, a Castello nasceu com um conceito de autoestrada nunca visto até então no Brasil. A rodovia já foi concebida duplicada, com curvas e rampas suaves que permitiam ampla visibilidade, além de um largo canteiro central já prevendo as futuras ampliações de faixas de rolamento sem impactar o entorno da rodovia. Além disso, seu pavimento, de alta qualidade, era comparado às melhores “free ways” da Europa e Estados Unidos. O resultado foi muito mais conforto e segurança nos trajetos. No trecho entre São Paulo e Sorocaba, por exemplo, a redução de tempo de viagem foi de 50%, na comparação com o trajeto antigo pela Raposo Tavares.
Na década de 1990, o Governo do Estado iniciou o Programa de Concessão de Rodovias de São Paulo com o objetivo de revitalizar e trazer novos investimentos para os principais eixos rodoviários. Em 1998, a CCR ViaOeste assumiu os 65 quilômetros da Castello, entre São Paulo e Itu, com o desafio de recuperar o conjunto de rodovias do Sistema Castello-Raposo. Em 2000, a CCR SPVias assumiu a administração do segmento da Castello entre Tatuí e o entroncamento de Espírito Santo do Turvo com Santa Cruz do Rio Pardo, com um total de 185 quilômetros.
Curiosidades
– A Rodovia Castello Branco foi concebida para atender regiões altamente produtivas do Estado de São Paulo, além do Norte do Paraná e Sul do Mato Grosso. Foi projetada por técnicos do DER-SP em 1961, após oito anos de estudos, com o nome de Auto-Estrada do Oeste. Sua construção iniciou em 1963 e, em 1967, passou a chamar-se Rodovia Presidente Castello Branco.
– Comparada às melhores “free ways” da Europa e Estados Unidos, a Castello foi construída com um pavimento com espessura média de 78 centímetros e capa asfáltica de 12 centímetros. Para efeito de comparação, na época, a famosa Autoestrada del Sole, que conecta Milão a Nápoles, na Itália, tinha 87 centímetros de pavimento e 7 de capa asfáltica. A mistura asfáltica utilizada na construção do primeiro trecho seria o suficiente para pavimentar uma cidade com 300 mil habitantes.
– A rodovia já foi construída duplicada e com canteiro central já variava entre 5 e 30 metros, prevendo futuras ampliações de faixas utilizando o espaço. O conceito era extremamente moderno na época.
– Em seu primeiro trecho, a previsão de tráfego era de 40 mil veículos/dia e reduziria em 50% (de 100 para 50 minutos) o tempo de trajeto entre São Paulo e Sorocaba. Os veículos, na época, já conseguiam fazer o trajeto em todo o trecho com velocidade de 120 km/h. Hoje, somente em seu trecho mais movimentado, entre a capital paulista e Itapevi, são 215 mil viagens/dia.
– A Rod. Castello Branco foi a primeira rodovia do País a receber o serviço de Moto-Resgate. Adotado pela CCR ViaOeste, em 2011, no trecho mais movimentado da rodovia (São Paulo a Itapevi), o serviço traz como diferencial mais agilidade no prontoatendimento.
Por: Redação Na Boléia