2-1-03052019-minA 14ª edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec), que se encerrou no último sábado, 27/4, teve público recorde que ultrapassou 75 mil visitantes, segundo a organizadora, a Reed Exhibitions. As rodadas de negócios nacionais e internacionais somaram R$ 77 milhões. Cerca de 62 mil pessoas também passaram pelas as áreas de experiências, que somaram mais de 4 mil horas de conteúdo. Com o saldo, os organizadores ratificam que esta é a maior Automec já realizada e o maior evento B2B da América Latina.

Foram cinco dias ocupando todos os espaços dos 8 pavilhões e, ainda, boa parte da área externa do São Paulo Expo. Dentro do complexo, mais de 1.500 marcas nacionais e internacionais aproveitaram o contato direto com um público qualificado, formado por distribuidores, varejistas, reparadores, proprietários de oficinas, montadoras, concessionários e transportadoras. Um encontro de novas tecnologias e soluções com diferentes necessidades de mercado que resultou no ambiente perfeito para o desenvolvimento de projetos, parcerias e relações comerciais efetivas.
Para Elias Mufarej, diretor do Sindipeças e responsável por Reposição e Fomento à Exportação, a importância da feira para o setor é clara. “Considerando-se que a Automec é a maior feira de autopeças na América Latina e a quarta no mundo, ela expressa muito bem a magnitude do setor no Brasil, nos seus diversos segmentos”, afirma.

Além do Brasil, o pool de expositores reuniu empresas de países como Alemanha, Estados Unidos, França, China, México, Peru, Romênia, Paquistão, Coréia do Sul e Turquia. “Nosso pavilhão internacional representou 38% da área de exposição. É possível afirmar que temos representantes de todos os cantos do planeta”, diz Leandro Lara – diretor da Automec.

O público também foi composto por diversas nacionalidades. Houve aumento de 50% na visitação de outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. “Além disso, acrescendo no público brasileiro, recebemos 10 caravanas oficiais dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais”, completa o executivo.

Antonio Fiola, presidente da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa Nacional), comenta que esta edição foi muito produtiva para a instituição. “Esta edição foi muito produtiva para o Sindirepa Nacional. Reunimos entidades de vários estados e também da América do Sul. Fizemos o segundo encontro da aliança da América do Sul para criarmos uma agenda comum e assim podermos trabalhar juntos em temas importantes para o setor de reparação de veículos. Entre as pautas, vamos defender o direito de reparação para obtermos acesso a dados dos veículos e também queremos estabelecer uma nova forma de comercializar peças de veículos de seguradoras, que, atualmente, só pode ser feita diretamente pelas companhias de seguro.

Foco em Inovação

Inédita na Automec, a Área Inovação foi um dos espaços em que os expositores reuniram atividades diversificadas para os visitantes, criando uma convergência entre palestras, apresentações de produtos inovadores, experiências e a possibilidade de realização de negócios. A área contou com palestras sobre inovação por parte de empresas como Oficina Brasil, Petrobras, QueridoCred e também do Sebrae/SP.

A Automec 2019 teve um aumento de 3 mil m² na área de exposição. Todos os espaços foram comercializados meses antes da feira, o que ratifica a aposta das marcas no retorno em visibilidade, negócios e networking que a feira traz.

Fernanda Giacon, Gerente de Marketing de Aftermarket da ZF América do Sul, patrocinadora oficial da Automec 2019, afirma que esta foi a melhor edição. Ela lembra que já participou de algumas edições e consegue ver a evolução. “Esse ano foi extraordinário, o número e qualificação dos visitantes, o que o evento está proporcionando, você é a motivação. É uma oportunidade para mostrar o crescimento do nosso portfólio e de comunicação direta com mecânicos, varejistas, frotistas. Um impacto não só nas vendas, mas também no relacionamento com todo o canal”, diz.

Renata Campos, Chefe de Comunicações e Branding da Schaeffler América do Sul, declara que “a feira proporciona uma oportunidade de contato, principalmente, com os clientes da América do Sul, e a Automec consegue reunir a todos para conversas sobre novos negócios. Nosso estande ficou cheio a semana inteira e estamos muito felizes com o resultado”.

Para a Dana, ” A Automec é a grande plataforma de lançamento e relacionamento com o mercado de reposição. Para nós é peça chave no projeto de comunicação comercial. É o lugar para interagir com as pessoas, mostrar o que estamos fazendo, coletar informação e aprimorar o relacionamento. Então é o grande evento do ano para nós”, detalha Luís Pedro Ferreira, Diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da empresa.

Para a MTE-THOMSON participar da Automec 2019 foi motivo de orgulho. “A feira confirmou, mais uma vez, a sua importância para o setor. Estamos muito satisfeitos com a expressividade do evento no mercado brasileiro de reparação e com muito orgulho de participar e conviver nesse ambiente tão favorável aos negócios”, relata Alfredo Bastos Jr. – Diretor de Marketing da marca.
Nelson Bastos, Head de Aftermarket América Latina para Turbos e Termal Systems da BorgWarner, fala da presença da empresa no evento. “A participação na Automec foi um sucesso, com estande sempre cheio. Tivemos a oportunidade de apresentar nossos produtos, estreitar o relacionamento com clientes e gerar novos negócios para a empresa. A Automec fez jus à posição de principal feira do setor de autopeças da América Latina”.

A Automec 2019 contou com o apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS) e coapoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (ANDAP); Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para indústria e para veículos no Estado de São Paulo (SICAP); Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo (SINCOPEÇAS) e da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (SINDIREPA NACIONAL).

“A Automec 2019 acabou, mas tenho a certeza de que muitos negócios e projetos iniciados na feira ganharão força e mercado a partir dos próximos meses. É o tempo de prepararmos algo ainda maior em conteúdo e soluções para honrar o título de maior evento de negócios da América Latina e, mais do que isso, continuar sendo o drive de todo o setor de reposição e reparação automotiva na região. Em 2021 vamos surpreender novamente”, finaliza Paulo Octavio P. de Almeida, Vice-presidente comercial da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.