Aplicativo facilita pesquisa sobre procedência de peças
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece um aplicativo que visa facilitar o acesso do cidadão a seus serviços, permitindo a leitura de QR-Code, o selo do Detran que possibilita obter todas as informações de peças automotivas provenientes de desmanches.
Antes, o cidadão precisava baixar um aplicativo específico para realizar a leitura do QR-Code e consultar a procedência do produto. Agora, com o app, o usuário só precisa centralizar o código no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça a partir de etiquetas afixadas com número único de série.
A pesquisa exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa desmontadora e comercializadora da peça. Quando existem registros fotográficos do veículo, as imagens ficarão disponíveis para visualização. A ferramenta é parte da Lei do Desmanche, que visa regulamentar a atuação dos estabelecimentos que trabalham com desmonte, revenda ou reciclagem de peças usadas a fim de coibir o furto e roubo de veículos.
Com o lançamento deste recurso, as pesquisas do app tendem a crescer ainda mais. Até fevereiro de 2016, foram computadas 3.068.433 pesquisas efetuadas nos serviços mobile do Departamento de Trânsito.
O aplicativo de serviços do Detran.SP, lançado em 18 de setembro de 2013, possibilita ainda consultar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multas, pesquisar débitos e restrições de veículos, solicitar 2ª via da CNH, acompanhar os pedidos solicitados e verificar, apenas com a placa do veículo, se há registro de furto ou roubo. Agora, também a opção de pesquisar peças automotivas.
Lei pioneira no País e em vigor desde julho de 2014, a Lei do Desmonte tem como objetivo inibir o furto e o roubo de veículos, assegurando que empresas idôneas continuem no setor de desmanche e revenda de peças usadas e garantindo a legalidade do produto que chegará ao consumidor final. A lei prevê o credenciamento e registro, no Detran.SP, dos estabelecimentos. Após um ano de vigência, o Estado já registrava redução de 25% no total de roubos de carros. Mais informações: www.detran.sp.gov.br
Por: Redação Na Boléia