1-4-05052016Uma das mais tradicionais montadoras do País, a Mercedes-Benz está comemorando 60 anos de Brasil em 2016. A empresa, que é referência no País e na América Latina no desenvolvimento tecnológico de veículos, acumulou números impressionantes ao longo dessas seis décadas de atividades. Já são 2.120.000 veículos comerciais produzidos no País: 1.450.000 caminhões e 670.000 ônibus. Além disso, são mais de 2.900.000 motores fabricados no Brasil.

A empresa ocupa liderança histórica nas vendas de veículos comerciais. No segmento de ônibus, são 60 anos de liderança, posição que já se confirmou no primeiro trimestre deste ano. Segundo a própria montadora, nos primeiros três meses de 2016, a marca também liderou as vendas de caminhões no Brasil.

A liderança da marca também está refletida na frota circulante nacional: de cada dez caminhões que circulam no Brasil, quatro são Mercedes-Benz. E de cada dez ônibus, seis levam a marca da estrela de três pontas.

1-9-05052016Durante os 60 anos de atividades no Brasil, a Mercedes-Benz é também a maior exportadora de veículos comerciais, tendo atendido mais de 60 países de diversos continentes. Cerca de 432 mil caminhões e ônibus foram exportados nessas seis décadas.

Na América latina, o bom desempenho se repete. A companhia é a maior fabricante de caminhões e ônibus do continente. Sua planta de São Bernardo do Campo/SP é a maior do Grupo fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz. É também a única da montadora a produzir caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, em um só local.

 

Philipp Schiemer, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina
Philipp Schiemer, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina

A fábrica de São Bernardo produz caminhões das linhas Atego e Axor, enquanto a planta de Juiz de Fora/SP responde pelo Accelo e Actros. A unidade de Campinas, no interior paulista, conta com a linha de produção de peças remanufaturadas RENOV. Além disso, abriga a Central de Armazenamento e Distribuição de Peças e as demais atividades da área de Peças & Serviços ao Cliente, o que inclui toda a estrutura de assistência técnica, Central de Relacionamento com o Cliente e área de Treinamento para clientes e concessionários, entre outros.

Recentemente, a empresa passou a contar com mais uma unidade produtiva no Brasil, inaugurando a fábrica de automóveis de Iracemápolis/SP. “Com muito orgulho e satisfação, sempre empregamos muitas pessoas. Ao longo de 60 anos, mais de 100 mil colaboradores trabalharam ou ainda trabalham com a gente. Nosso time tem competência, conhecimento e experiência. Tem paixão pelo que faz, determinação e comprometimento, com foco na excelência e na satisfação do cliente. E sempre demonstrou coragem frente aos desafios em todos os momentos de nossa história no País. Nós vestimos a camisa e buscamos a excelência da empresa e do Brasil no cenário da indústria automotiva”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

O executivo ainda ressaltou que a Mercedes-Benz e o Brasil estão intimamente ligados. “Juntos, nós já percorremos um longo caminho. O Grupo Daimler e a Mercedes-Benz contribuíram para o desenvolvimento deste grande País. Nós fizemos isso no passado, fazemos no presente e continuaremos no futuro”, completou Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler e responsável pela Daimler Trucks e Buses.

Wolfgang Bernhard
Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler e responsável pela Daimler Trucks e Buses.

Atualmente, o portfólio da Mercedes-Benz é um dos mais completos para atender às necessidades dos clientes no mercado brasileiro. São 207 versões na linha de caminhões, 90 na família de ônibus, 65 versões de comerciais leves e 50 modelos de automóveis premium.

No início deste ano, a empresa iniciou, com sucesso, a venda do novo Actros para aplicações que utilizam estrada e vias não pavimentadas uma mesma operação – Mix Road. O veículo da marca já está rodando as estradas do País, como no agronegócio, por exemplo, onde já ocorreram as primeiras vendas expressivas do modelo.

No portfólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda destacam-se o FleetBoard, sistema de gestão de frota, a SelecTrucks, unidade de negócios de seminovos e as opções oferecidas pelo Banco Mercedes-Benz e pelo Consórcio Mercedes-Benz, entre muitos outros.

Serviços telemáticos

Além dos produtos desenvolvidos para o mercado brasileiro, a Daimler também está investindo em soluções telemáticas com o FleetBoard um total de R$ 40 milhões destinado para o sistema de gestão de frotas equipado com novos recursos de rastreamento, que permitem localizar veículos roubados no Brasil. Além disso, os operadores de transporte também estão lucrando com o uso do sistema de gestão de frotas, com uma redução de custos de operação de até 15%. No Brasil, o FleetBoard está disponível para toda a linha de caminhões.

A extensa oferta de veículos, produtos e serviços estão disponíveis no mercado por meio da Rede de Concessionários. São quase 200 pontos de atendimento para veículos comerciais e 56 para automóveis, oferecendo grande abrangência territorial para atendimento e assistência especializada.

As comemorações
Para comemorar os 60 anos, em 2016, a Mercedes-Benz do Brasil vem realizando uma série de eventos internos e de ações por meio de mídias sociais. A data oficial da chegada no Brasil é 28 de setembro.

1-11-05052016
Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks.

Durante o evento de celebração dirigido à Imprensa, realizado na fábrica, em São Bernardo do Campo, em final de abril, a montadora apresentou o “Caminhão do Futuro 2025”, um modelo autônomo, criado pela força tecnológica da Mercedes-Benz Trucks. “Há 120 anos, a marca inventou o caminhão. E agora, estamos inventando tudo de novo. Nós da Mercedes-Benz estamos empenhados em tornar a condução autônoma pronta para a produção em massa até o final da década”, diz Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks.

Segundo o executivo, com o desenvolvimento dessa tecnologia, a eficiência dos transportes aumentará, o trânsito ficará mais seguro para todos os usuários da estrada e o consumo de combustível e as emissões de CO2 serão ainda mais reduzidos. Além disso, haverá uma mudança radical na função do motorista, que passará também a ser um gestor do transporte.

Para alcançar esse objetivo, a Mercedes-Benz conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do Highway Pilot. Assim, a condução autônoma já é possível em velocidades realistas e em situações de trânsito em rodovias expressas.

Durante o encontro com a Imprensa, foram exibidos veículos históricos no espaço identificado como “Museu do Cliente”. Com a colaboração de diferentes empresas de transporte, estavam expostos um caminhão L 7500 importado, ano 1952, da Covre, e um LP 331, ano 1961, da Supermix, veículos utilizados ativamente na construção e desenvolvimento de Brasília e do Brasil. Também estavam expostos no “Museu do Cliente” a Sprinter de 1997, e o 190 SL, roadster que há mais de 60 anos no portfólio da marca se consolidou como um ícone entre os automóveis dos sonhos da Mercedes-Benz.

1-5-05052016 1-3-050520161-2-05052016Num espaço exclusivo para modelos do portfólio atual da Mercedes-Benz, puderam ser conferidos o novo caminhão extrapesado Actros; o chassi de ônibus urbano O 500 U; o inovador Vito na versão de passageiros luxo; e o sedan Classe C 180 Exclusive, modelo que está em produção na nova fábrica da empresa em Iracemápolis/SP, onde o SUV compacto GLA começará a ser produzido este ano.

“Ao lado dos transportadores e dos motoristas, há 60 anos, nós fazemos a história dos meios de transporte no Brasil. Cada vez mais, a Mercedes-Benz ouve o que as estradas falam. Como resultado, oferecemos soluções eficientes e rentáveis para os clientes, como a mais completa linha de caminhões, ônibus, comerciais leves e também de automóveis premium. Nós temos veículos de uma a 500 toneladas para todas as necessidades, além de um portfólio completo e variado de veículos que transporta de uma pessoa, como nossos automóveis, ou para mais de 200 passageiros, como o ônibus superarticulado. Ou seja, a Mercedes-Benz tem tudo o que o mercado precisa e a satisfação do cliente é o que diariamente nos move”, destaca Philipp Schiemer.

Por: Redação Editora Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.