Roubo de cargas: empresas investem alto para reduzir número de casos
Os últimos dados do “Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, elaborado pelo Centro de Inteligência da Overhaul, apontaram que o Brasil registrou 17.230 casos nesse perfil, entre janeiro e julho de 2023. Esse número representa um crescimento de 5,5% em comparação com o mesmo período de 2022. A maioria dos casos continua concentrada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em resposta a essa tendência crescente, as empresas que atuam no ramo logístico estão investindo cada vez mais em medidas de prevenção e proteção. A IBL Logística, por exemplo, instalada em Guarulhos (SP), vem atuando fortemente na questão e adotou novas tecnologias para inibir ações criminosas.
A IBL Logística investiu R$ 6 milhões para lançar no mercado um novo conceito de transporte de carga. Anualmente, 4% do faturamento da companhia é destinado à prevenção.
“No ano passado, adotamos diferentes estratégias em nossos sistemas de tráfego com as cargas rastreadas. Os veículos de valores, por exemplo, mantêm câmeras de monitoramento em tempo real, o que permite o acompanhamento tanto do percurso quanto da parte interna do carro. Isso proporciona segurança online em tempo real”, diz o gerente de segurança do Grupo IBL, Elizeu Godoy.
Segundo o executivo, a companhia também adotou outras medidas, como alteração de rotas em trajetos considerados arriscados e, em áreas com alto índice de roubos, os motoristas não viajam à noite. “Os próximos passos são novas implementações de veículos com câmeras de monitoramento e a continuidade do treinamento de novos colaboradores, além da reciclagem daqueles que estão na rota. Os resultados comprovam que estamos no caminho certo, pois não tivemos registro de sinistros nas cargas rastreadas nos últimos dois anos”, conta.
Atualmente, a IBL Logística possui blindagem completa (cabine e baú) e recursos inteligentes como fechaduras eletrônicas em todas as portas, duplo sistema de rastreamento, sistema de videomonitoramento interno, fechaduras randômicas e iscas de cargas.
Especializada no transporte de cargas de alto valor, o grupo também mantém a Risk, provedora de profissionais treinados para o gerenciamento de risco no transporte e controle de acesso na portaria.
Ainda nesse segmento, a estrutura para armazenagem e transporte dos itens, com carros blindados – a exemplo do veículo Cofre Thor, resistente à explosão e certificado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) – é outro ponto que reforça a segurança.
A IBL Logística possui, ainda, uma central própria para o monitoramento e rastreamento de cargas, que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de autorização da Infraero para o acesso aos aeroportos e o transporte direto para as aeronaves.
Por Redação Na Boléia