Mercedes-Benz apresenta novas gerações do motor OM 471 e do MirrorCam
A linha de caminhões Mercedes-Benz 2023, que chega ao mercado brasileiro com a tecnologia BlueTec 6 para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6), traz também duas inovações em alinhamento com o atual portfólio da Daimler Truck, na Alemanha.
Trata-se das novas gerações do motor OM 471 LA de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, e do MirrorCam, sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores.
“Disponível para os caminhões extrapesados Actros e Arocs Euro 6, o novo OM 471 LA reduz as emissões de poluentes conforme a nova legislação, mas vai além, assegurando, ao mesmo tempo, economia de até 8% no consumo de combustível e redução do TCO (Custo Operacional Total)”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Já o novo MirrorCam, disponível para os caminhões Actros da linha 2023, amplia suas vantagens em termos de conforto durante dirigibilidade e manobras e também de segurança nas vias e nas estradas. Na nova geração, o braço dá câmera está 10 centímetros mais curto e tem novos parâmetros de imagem, que melhoram ainda mais a visão ao condutor. Com essas novidades, oferecemos mais eficiência e rentabilidade no transporte de cargas para nossos clientes”.
3ª geração do OM 471 LA
A terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados é um exemplo de eficiência em consumo de combustível, sem afetar o desempenho, a dinâmica do veículo e o conforto de condução. Como exemplo, apresenta um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite a economia de combustível de até 8% em comparação com o Actros atual.
Outro destaque da terceira geração do OM 471 LA é a dinâmica ainda maior do caminhão. A Mercedes-Benz também se concentrou em todo o trem de força: a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced permite deslocamentos e acelerações mais rápidos e suaves em muitos cenários, graças à seleção de marchas ainda mais precisa.
As melhorias de eficiência para a terceira geração do OM 471 LA são o resultado de uma série de inovações no motor. A geometria do pistão, o design do bico de injeção e alguns parâmetros do cabeçote foram submetidos a um extenso processo de otimização. Assim, a taxa de compressão do motor de 6 cilindros em linha foi aumentada de 18,3:1 para 20,3:1, o que leva a uma combustão mais eficiente, com um pico de pressão de ignição de 250 bar.
Além da combustão e turboalimentação, a redução do atrito é outra medida importante para melhorar a eficiência do consumo de combustível. Para isso, o OM 471 LA de terceira geração possui uma válvula de controle de pressão do óleo do motor recém-desenvolvida. Ela é instalada atrás da bomba de óleo do motor e na frente do termostato do óleo. Um atuador elétrico permite o uso controlado por mapa de características da válvula redutora de pressão.
2ª geração do MirrorCam
A segunda geração do MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa e que chega ao Brasil com o Actros em 2023, agora pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Um dos benefícios decorrentes do encurtamento dos braços da câmera é que os motoristas agora podem andar em ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do retrovisor comum.
A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de câmeras, que foi originalmente projetado para ser muito brilhante, significa que os monitores, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado, retratam a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão. Além disso, agora o sistema MirrorCam aprimorado consegue ajudar também no gerenciamento de situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.
Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque, com a cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.
Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis.
Por Redação Na Boléia