Intenção de compra de caminhonetes de entrega cresce 27%
O marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre acaba de divulgar um levantamento sobre os veículos de entrega disponíveis na plataforma que tiveram uma aceleração alavancada pela disparada do e-commerce. A intenção de compra da categoria “Carros e Caminhonetes seminovos de Entrega” nos quatro primeiros meses de 2021, teve um aumento de 27% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Assim como a categoria de motocicletas 0km – modelos de baixo (até 110 cc) e médio-baixo (150-200cc) deslocamento – frequentemente utilizados como veículos de entrega, que registrou um crescimento de 151% na intenção de compra (ago 2021 vs ago 2020). Já o interesse por motocicletas elétricas cresceu notavelmente em 2021, a demanda passou de 4% do total das buscas, para 19%.
“Após um ano de aceleração digital e mudanças nos hábitos de consumo, os deliverys e as entregas tornaram-se cada vez mais frequentes. E, consequentemente, a busca pelos veículos usados para a realização deste serviço”, comenta o Head de Marketplace Motors do Mercado Livre, Luciano Avila.
De janeiro a agosto de 2021, os veículos de entrega seminovos, destacaram-se pelo crescimento da demanda e da intenção de compra – índice registrado quando um potencial comprador inicia uma interação com o vendedor – em ofertas de caminhões leves (anúncios dentro da categoria de carros e caminhonetes). Já os anúncios aumentaram 10% – três vezes mais que toda a categoria – registrando quase 40% de crescimento em intenção de compra, comparando janeiro-abril 2021 vs. janeiro-abril 2020.
Os modelos seminovos de caminhões leves com maior intenção de compra foram: Hyundai HR, Kia Bongo, Mercedes-Benz Sprinter Chassi, Iveco Daily e Renault Master. Já os modelos 0km são: Hyundai HR, seguida pelo Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter Chassi.
Analisando os anos de fabricação, 50% dos compradores interessados em caminhões leves preferem seminovos dos anos 2011-2015; 30% preferem modelos um pouco mais antigos 2006-2010, para reduzir custos; 16% procuram mais novos 2016-2020; e apenas 4% dos contatos são para anúncios de caminhões leves do ano 2005 ou anteriores.
Por Redação Na Boléia