O sistema de suspensão abrange diversos componentes desde os mais conhecidos, como os amortecedores, até os não tão populares, como o pivô, mas que não deixam de ser essenciais para garantir o conforto, estabilidade e segurança dos ocupantes do veículo.

O pivô é um pino esférico, um articulador, que tem movimentos rotacionais e angulares, com função de ligar a carroceria através da bandeja ou braço oscilante ao conjunto de suspensão, ou seja, quando se acelera, desacelera e freia o veículo, ele precisa suportar as cargas”, explica Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, acrescentando que ele evita as sobrecargas aos demais componentes do sistema de suspensão.

A recomendação é ficar atento e realizar a manutenção preventiva. Segundo o técnico, a inspeção é realizada levantando o veículo para verificar as folgas e avarias na coifa e também fazendo o teste de rodagem. “Caso o pivô de suspensão apresente folgas excessivas ou ruídos será preciso substituí-lo, bem como a coifa se estiver rasgada”, ressalta.

Coifa danificada possibilita a entrada de contaminantes, podendo ocasionar a quebra do componente e, consequentemente, a perda da conexão do sistema de direção com as rodas, o provocando graves acidentes.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.