As principais dúvidas dos paulistanos sobre a nova Zona Azul
A cidade de São Paulo tem hoje mais de 8 milhões de automóveis e acaba de conceder concessão exclusiva para uma única empresa administrar as vagas de estacionamento nas ruas da capital. Entenda aqui quais serão as principais mudanças e quando elas entram em vigor.
“Muitas pessoas têm nos procurado com dúvidas sobre como devem administrar seus créditos e como a concessão deve afetar seu dia a dia“, alerta André Brunetta, CEO do Zul+, empresa que atua no mercado da Zona Azul digital em São Paulo. Segundo ele, “é fundamental informar os paulistanos das mudanças do sistema, em tempo para eles se programarem”.
Veja as principais dúvidas dos motoristas de São Paulo:
1- Ainda posso estacionar com o papelzinho vendido pelas ruas da cidade?
O estacionamento rotativo de São Paulo passou por uma fase de modernização e o talão de papel foi extinto em 2017. Ainda é possível comprar os créditos digitais em estabelecimentos, como bancas de jornais e locais de comércio e serviços, mas assim como nos aplicativos, os cartões são eletrônicos e o motorista não precisa colocar nenhum comprovante em seu carro. O sistema digital colabora com a fiscalização, que permite que menos erros ocorram.
2- Uso outro aplicativo que vende a zona azul digital, como faço agora?
Em primeiro lugar, é importante reforçar que até 16 de novembro os motoristas podem adquirir o cartão azul em qualquer uma das empresas credenciadas e esses créditos poderão ser usados até 15 de fevereiro de 2021.
As empresas poderão inclusive continuar vendendo normalmente o crédito mesmo após o dia 16/11, enquanto houver estoque disponível. Logo, se você adquirir, por exemplo, R$ 100 reais em crédito no aplicativo da Zul+, por exemplo, você poderá continuar utilizando esse valor até fevereiro do ano que vem. Depois disso, o serviço passa a ser exclusivo da nova empresa.
Outra opção será migrar os créditos para outros serviço disponíveis no aplicativo. Em alguns casos, por exemplo, os usuários poderão usar o saldo para abastecer o carro, pagar o pedágio, multas e outros tributos pendentes.
3- Posso transferir meu crédito entre aplicativos?
Sim. Entretanto, os usuários podem seguir utilizando seus apps preferidos até o momento final, em fevereiro de 2021, caso ainda tenham saldo. Nesse período, é possível resgatar os CADs de seu aplicativo e utilizar o crédito em outras funções da mesma plataforma, reembolsar o montante ou, caso chegue em 15 de fevereiro, transferir para a nova concessionária.
4- Com a concessão, o valor e horários de estacionamento continuam os mesmos?
Sim. O valor de um crédito de Zona Azul Digital para estacionar os veículos na capital é de R$ 5, por hora, na regra geral. Dependendo da região, a regra muda e o tempo de permanência pode ser de até 2h ou 3h por crédito. Dessa forma, observe sempre a placa de sinalização para verificar o tempo de validade do Cartão Azul Digital, os dias da semana, o horário de funcionamento e demais condições de estacionamento.
Por Redação Na Boléia