Responsável pelo fluxo de óleo no interior do motor, ou seja, pela lubrificação das partes móveis do motor e peças agregadas, mantendo a pressão e a vazão dentro do ideal, a bomba de óleo é um componente fundamental para o adequado desempenho do motor do veículo. Por isso, motoristas devem ficar atentos aos sinais que o motor apresenta. “O mau funcionamento da bomba de óleo pode até fundir o motor”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Luz de óleo piscando pode ser um indício de comprometimento da bomba de óleo ou sintoma de desgaste em bronzinas de biela, buchas ou mancal. Para fazer o diagnóstico, Silva recomenda levar a uma oficina de confiança para testar a pressão da bomba e identificar a causa. “O motorista também deve observar se há queima de óleo em excesso, ruídos no virabrequim ou comando ou borras de óleo no sistema de lubrificação”, comenta. Caso isto ocorra, será preciso checar os componentes do motor.

Não há uma quilometragem média que indique o momento da troca da bomba de óleo. Mas, é indicado substituir a bomba quando se repara peças internas do motor. “Ocorrendo a troca da bomba de óleo, será necessário também checar os componentes do motor, verificar folgas e o tubo de sucção de óleo, conhecido como pescador. Ele pode estar obstruído e sua tela danificada”, ressalta.

Por: Redação Na Boléia

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