Grupo Daimler adota nova estrutura corporativa no País
O Grupo Daimler anunciou uma nova estrutura corporativa no Brasil para 2020. A mudança segue a estratégia mundial da companhia, de estabelecer empresas totalmente dedicadas aos seus segmentos de atuação. Com isso, o Grupo passou a ter, desde janeiro, três empresas legalmente independentes.
A Mercedes-Benz do Brasil estará 100% focada nas operações de Caminhões e Ônibus. Atualmente, a empresa emprega mais de 10 mil funcionários e contempla as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e o Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, além de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Para suportar a divisão de Automóveis e Vans, foi criada uma nova organização: a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, que empregará funcionários administrativos que ficam nas unidades de São Bernardo do Campo e Campinas e que são dedicados aos negócios de automóveis e vans, bem como os colaboradores da fábrica de automóveis de Iracemápolis, o que representa cerca de 650 pessoas.
O Banco Mercedes-Benz do Brasil, que já vinha operando de forma independente, tem sua sede em São Paulo e emprega quase 300 pessoas, continuará responsável por todos os negócios financeiros e de seguros, além das soluções de mobilidade.
“O principal motivo dessa mudança, que está acontecendo com o Grupo Daimler em todo mundo, é estar mais próximos dos nossos clientes e focados em atender às suas necessidades específicas, além de melhor posicionar as nossas empresas para enfrentar uma nova era da indústria automotiva. Teremos mudanças relevantes no mercado que atuamos: novos competidores, rápido desenvolvimento de novas tecnologias e cada vez mais diferentes demandas de nossos clientes. Precisamos estar preparados e a melhor forma é dedicar as nossas empresas para cada um desses segmentos. Atender mais rápido e melhor os clientes é a razão de tudo isso”, explica Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que segue como líder das operações de Caminhões e Ônibus.
Segundo Holger Marquardt, presidente da nova empresa Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, a nova estrutura torna o Grupo mais focado e competitivo para garantir uma transformação bem-sucedida rumo ao futuro da mobilidade. “É imprescindível que estejamos totalmente dedicados aos nossos clientes e os inspiremos com produtos e tecnologias inovadores e sustentáveis. Vamos fazer isso com duas receitas: atendendo às demandas do mercado local, mas acompanhando na mesma velocidade as inovações tecnológicas mundiais”, destaca. Para Christian Schüler, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz do Brasil, cada divisão de negócios terá mais flexibilidade, agilidade e autonomia para gerenciar os seus negócios, uma vez que estarão totalmente dedicadas às necessidades de seus públicos específicos. “Essa mudança, sem dúvida, vai nos fortalecer e nos permitir a continuar a fazer a diferença no mercado brasileiro”, acrescenta.
Mudança global
O Grupo Daimler começou a preparação dessa nova estrutura corporativa há cerca de dois anos, avaliando qual seria a melhor alternativa para todos os seus ramos de negócios. Em 1º de novembro, o Grupo Daimler lançou essa nova estrutura corporativa. A divisão dos negócios de Automóveis, Vans, Caminhões e Ônibus para as subsidiárias entrou em vigor no final de outubro, com o registro comercial na Alemanha.
Desde então, a Daimler AG segue como empresa holding responsável pelas funções de governança de todo o grupo e a única de capital aberto. Abaixo dela, três empresas passaram a atuar de forma independente: Daimler Truck AG (Caminhões & Ônibus), Mercedes-Benz AG (Automóveis & Vans) e Daimler Mobility AG (Serviços Financeiros e de Mobilidade).
Por: Redação Na Boléia