Família Delivery ganha transmissão automatizada
A Volkswagen está reservando para a Fenatran o lançamento de uma grande novidade na sua linha de caminhões. A feira será novamente palco para uma grande estreia da marca no segmento de leves: o início da comercialização da família Delivery com a nova transmissão automatizada V-Tronic. Com isso, os modelos 9.170 e 11.180 ganham melhores níveis de conforto, segurança e economia, que se traduzem em benefícios também no custo operacional dos veículos.
“Nosso caminhões conquistaram o mercado e já são os preferidos em seus segmentos. Agora ficam ainda melhores, com uma tecnologia desenvolvida especialmente para nossos veículos. O resultado é maior produtividade e conforto no dia a dia”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A transmissão automatizada V-Tronic para esses modelos é a Eaton EAO-6106, caixa sincronizada com seis marchas à frente — sendo a última overdrive para economia de combustível em entregas intermunicipais. Incorpora uma série de soluções e controles inteligentes para aprimorar a experiência de direção desses caminhões, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho do gestor da frota e confere mais segurança ao trânsito em geral.
Para se ter uma ideia das vantagens, em uma aplicação severa, a média é de mil trocas de marcha ao longo do dia. Com a transmissão V-Tronic, essa atividade passa a ser feita de forma automatizada e, com isso, eleva de forma significativa o conforto do motorista, com melhor ergonomia, menos desgaste físico no trânsito e mais facilidade para manobras.
Outra vantagem é que o acionamento das funções da caixa V-Tronic por meio de uma chave seletora amplia o espaço livre na cabine, que já é o maior da categoria, para favorecer a circulação em seu interior. Os modelos agregam também um sistema para evitar eventuais trancos que podem ocorrer quando a operação é feita manualmente.
“A cabine Delivery, desde sua concepção, foi desenvolvida para oferecer a melhor dirigibilidade. A transmissão V-Tronic potencializa essa sensação, com efeitos que vão além do profissional a bordo. Impacta na produtividade e também na atração e retenção de motoristas por propiciar um dia a dia ainda mais confortável”, explica Ricardo Alouche.
A segurança também é destaca. A troca de marcha automática permite que as mãos fiquem 100% do tempo no volante e o condutor concentra sua atenção no ambiente externo para antecipar qualquer situação de risco e reagir mais rapidamente. Entre suas tecnologias, inclui o EasyStart para auxiliar a partida em rampa, mantendo o freio de serviço acionado por até três segundos após a liberação do pedal de freio e evitando assim qualquer deslocamento indesejado do veículo em aclives ou declives.
O desenvolvimento também contempla soluções para aumentar a vida útil do conjunto da embreagem como na manutenção. Sua configuração prevê uma proteção extra dos componentes. Aliada a isso, a inteligência da transmissão V-Tronic programa o trem de força para que esteja sempre na melhor faixa de rotação. Ao padronizar o desempenho na condução de uma frota de caminhões e minimizar erros na operação, o câmbio automatizado permite ainda uma economia significativa de combustível.
Segundo a empresa, a solução responde ainda aos novos desafios do mercado de trabalho de motoristas profissionais. “É cada vez mais frequente a adoção de motoristas multifuncionais que precisam entender de todo o negócio e, em paralelo, também cresce a dificuldade de encontrar especialistas. A transmissão automatizada se confirma como um caminho: facilita a condução, requer menos experiência e diminui o custo de treinamentos”, avalia o vice-presidente.
Confira os atributos dos caminhões Delivery 9.170 e 11.180
Delivery 9.170 – Seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, torque máximo de 600 Nm e 165 cv de potência.
Delivery 11.180 – Indicado para entregas urbanas com agilidade, rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o novo Delivery 11.180 é equipado com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo a 600 Nm e 175 cv de potência.
Por: Redação Na Boléia