Gasolina aditivada é eficiente para limpeza do motor?
A gasolina aditivada distribuída pelos postos de abastecimento no Brasil possui, em sua composição, elementos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza preventiva e a proteção do motor e de outras peças do automóvel. Porém, para garantir que o sistema de injeção de veículo se mantenha devidamente limpo e adequado para operar, é necessário que os motoristas e proprietários adotem medidas ainda mais preventivas.
De acordo com Silvio França, gerente da empresa Petroplus, os detergentes da gasolina aditivada são hidrocarbonetos específicos que exercem a função de lubrificar todas as partes do motor em que este combustível circula, protegendo assim seus filtros e tubulações. Além dos detergentes, a gasolina conta com aditivos dispersantes, que diluem eventuais resíduos do processo de queima de gasolina e etanol, fazendo com que sejam queimados junto com o combustível e eliminados em formato de gases via escapamento. “A aplicação da gasolina aditivada é recomendada pela Petroplus para todos os tipos de veículos, inclusive no pequeno reservatório de partida a frio de veículos Flex. Ela ajuda muito a manter o bom funcionamento do motor, entretanto, há sistemas em que é importante contar com uma limpeza mais profunda, como é o caso da injeção eletrônica. Há produtos específicos que podem ser aplicados via tanque para uma manutenção mais completa dessa parte”, explica França.
Quando o motor de um carro apresenta sujeira, ele pode exigir um maior consumo de combustível para entrar em operação. Portanto, mantê-lo mais limpo garante que a queima do combustível no sistema de combustão apresente seu melhor desempenho, haja menor consumo de combustível e a corrosão de peças metálicas seja prevenida. “Entre as vantagens de associar o uso de gasolina aditivada a produtos automotivos de qualidade está a redução de custos com manutenção e possibilidade de fazer uma limpeza com o carro em circulação”, ressalta o especialista.
Por: Redação Na Boléia