Conheça os mitos que envolvem a recapagem de pneus
Para esclarecer as dúvidas em relação à utilização do pneu recapado e mostrar que a recapagem é uma alternativa segura, confiável e sustentável, além de mais econômica, a Bandag, empresa da Bridgestone que atua em pesquisa, desenvolvimento e manufatura de bandas de rodagem, desvenda alguns mitos sobre o processo.
Recapar pneus é seguro?
O processo de recapagem é totalmente seguro e é realizado por empresas que foram capacitadas e treinadas para assegurar que todos os procedimentos de segurança e qualidade sejam observados.
O pneu recapado roda menos?
O pneu recapado pode apresentar o mesmo desempenho quilométrico de um pneu novo, por aproximadamente 1/3 do valor original, sendo também uma alternativa mais econômica. Assim como nos pneus novos, o rendimento dos pneus recapados está ligado a fatores como o composto da banda, peso, design, estrutura da carcaça, entre outros.
O pneu recapado tem carcaça ruim?
O fato de a banda de rodagem estar desgastada não significa que a carcaça também está. Além disso, a carcaça de qualidade pode ter uma vida útil superior à da banda de rodagem original.
A recapagem é uma alternativa sustentável?
O processo de recapagem reduz a utilização de petróleo e evita o descarte acentuado de carcaças de pneus. Assim, a recapagem configura-se ainda em uma solução sustentável.
Desde o início de sua operação, há mais de 60 anos, a Bandag já evitou que 300 milhões de pneus fossem descartados e economizou até 15 bilhões de litros de petróleo. No site da Bandag (www.bandag.com.br), em uma “Calculadora de Economia”, os clientes podem avaliar quantos litros de derivados de petróleo são poupados e quantas carcaças de pneus deixam de ser descartadas se optarem por recapar seus pneus. A “Calculadora” evidencia também a economia financeira que a alternativa pode proporcionar.
Por: Redação Na Boléia