2018 começa com grandes negócios para a Mercedes-Benz
No último mês, a Mercedes-Benz alcançou um marco importante nas vendas de caminhões extrapesados rodoviários: a montadora aumentou em 305% suas vendas nesse segmento em comparação ao mês de janeiro de 2017.
“Iniciamos o ano, emplacando 430 extrapesados rodoviários. Nós mais do que quadriplicamos as vendas de caminhões nesse segmento, se compararmos com as 106 unidades vendidas em janeiro do ano passado”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo ele, esse resultado é fruto do trabalho forte que a montadora está realizando junto aos clientes, ouvindo suas necessidades e transformando-as em soluções rentáveis de transporte.
Conforme o executivo, o Actros 2651 foi o caminhão mais comercializado pela marca nesse segmento, com 133 unidades licenciadas. “Para 2018, apostamos no crescimento de vendas do Actros, que deve ser alavancado por setores do agronegócio, logística, transporte de combustíveis e gases, entre outros. Essa linha de caminhões tem como novidade, também nesse início de ano, a ativação de fábrica do Fleetboard para todas as versões rodoviárias da linha Actros, o que contribuirá para o aumento de vendas dos modelos no País”, explica.
As vendas totais de caminhões no mercado brasileiro foram lideradas pela Mercedes-Benz no mês de janeiro com 1.305 unidades emplacadas e 31% de participação. A marca obteve crescimento de 60% sobre o volume de janeiro de 2017, considerando o seu desempenho comercial em todos os segmentos de atuação: leves, médios, semipesados e extrapesados.
Veja vídeo do Actros 2651 em operação
[tv]14996[/tv]
Grandes negócios em veículos comerciais em 2018
Na verdade, o ano de 2018 começou com bons negócios para a Mercedes-Benz. A marca negociou mais de 6.200 veículos comerciais entre dezembro e janeiro, que serão entregues aos clientes ao longo deste ano.
“Começamos muito bem 2018, ano que já está sinalizando a retomada do crescimento da economia, o que traz reflexos positivos ao mercado de caminhões, ônibus e comerciais leves”, ressalta Roberto Leoncini.
Renovações de frotas
Entre dezembro e janeiro, a Mercedes-Benz realizou negócios envolvendo 1.073 caminhões. “As empresas de transporte estão renovando suas frotas para atender ao crescimento da demanda com eficiência e rentabilidade. Isso é muito evidente em segmentos, como agronegócio, logística, transporte de combustíveis e químico, mineração e madeira”, diz Leoncini. “Para 2018, projetamos um crescimento de vendas de caminhões em torno de 30%”.
Em janeiro, a Raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, negociou 533 caminhões extrapesados Mercedes-Benz: 300 Actros para transporte de combustível na Divisão Shell e 233 Axor para operações fora de estrada. Isso significa 1.057 extrapesados da marca vendidos para operações na Raízen em apenas seis meses, uma vez que a companhia havia adquirido 524 unidades em julho de 2017.
Já a D’Granel Transportes fechou 100 extrapesados em janeiro, sendo 86 Axor e 14 Actros para o transporte de granéis sólidos para siderurgia, cimenteiras, mineradoras e celulose, com operações no Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Também em janeiro, a Mercedes-Benz negociou 80 caminhões Axor para a Expresso Nepomuceno, que serão destinados ao transporte de cana-de-açúcar e madeira em várias regiões do Brasil. Somam-se ainda 110 extrapesados para diferentes aplicações: 52 Actros para transporte de combustível (Transjordano), 35 Actros para transporte logístico (Log Brasil) e 23 Axor para operações de cana-de-açúcar (Breda).
Em dezembro de 2017, foram 150 Actros para a Transoeste realizar o transporte de grãos no Centro-Oeste (negociações realizadas com o envolvimento da unidade de seminovos SelecTrucks) e 100 Actros para renovação de frota da Transportadora Risa, maior produtora de soja na nova fronteira do Nordeste.
O caminhão extrapesado Actros, top de linha da Mercedes-Benz, foi um grande destaque de vendas ao longo de 2017. Foram emplacadas 1.498 unidades, entre modelos on e off-road, o que significa um aumento de aproximadamente 66% sobre o ano anterior. Considerando apenas os Actros rodoviários, o crescimento de vendas foi superior a 70%.
Vans e furgões
A Mercedes-Benz negociou 1.154 veículos da linha Sprinter, entre vans de passageiros e furgões, para implementação de ambulâncias e transporte de pessoas. “Esse resultado amplia nossa participação de mercado, com os furgões e chassis respondendo especialmente ao aumento de demanda do e-commerce, varejo e licitações na área de atendimento da saúde, além de identificarmos também um crescimento de demanda para transporte de passageiros, especialmente em lotação, fretamento, turismo e escolar”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.
Além de retomar a liderança de mercado em 2017 no segmento de comerciais leves (3,5 a 5 toneladas), com 36,7% de participação e 6.327 unidades emplacadas ao longo do ano, a Mercedes-Benz foi a única marca entre os principais concorrentes a registrar crescimento no volume de vendas em relação ao ano anterior, 31% a mais, enquanto o mercado como um todo teve queda de 5%.