Grupo PSA registra aumento de vendas de 15,4% em 2017
A estratégia de investir no segmento de SUVs se mostrou assertiva para o Grupo PSA: os cinco modelos de SUV lançados nos últimos 18 meses têm um sucesso crescente. Globalmente, os SUVs representaram 23% das vendas do Grupo no final de 2017.A marca PEUGEOT vendeu cerca de 600 mil SUVs em todo o mundo em 2017 e ocupa o segundo lugar do mercado europeu nesse segmento, com uma elevação de quase 60% em termos de volume.
Com 259.300 SUVs PEUGEOT 3008 vendidos em todo o mundo em 2017, a marca PEUGEOT confirma o sucesso do modelo que foi eleito o “Carro do Ano de 2017” na Europa e premiado 38 vezes no mundo. A PEUGEOT também se beneficia com o sucesso do novo PEUGEOT 5008, lançado em março de 2017, com 85.900 unidades vendidas, e com a boa dinâmica do PEUGEOT 4008 na China, com 51.500 unidades vendidas.
A CITROËN iniciou sua ofensiva de SUVs no outono de 2017, lançando o C5 Aircross na China em setembro e o C3 Aircross na Europa em outubro. Os dois veículos representaram respectivamente cerca de 22.700 e 35.400 vendas em 2017. Eles serão lançados em escala mundial em 2018.
No final de fevereiro de 2017, a DS Automobiles apresentou o seu primeiro SUV, o DS 7 CROSSBACK e lançou as reservas on-line da série especial La Première. Em outubro, a marca lançou sua rede exclusiva, ao mesmo tempo em que abriu os pedidos para todas as versões da gama. As primeiras entregas estão programadas a partir de fevereiro de 2018.
Em 2017, a OPEL e VAUXHALL racionalizaram seus canais de distribuição de acordo com o plano de recuperação e realizaram uma ofensiva histórica em termos de produtos, incluindo dois novos SUVs, o Crossland X e o Grandland X, lançados em maio e setembro passados, com 33.900 e 18.700 unidades vendidas, respectivamente.
Em 2017, o Groupe PSA registrou um recorde histórico de vendas de VULs, com 476.500 unidades, em alta de 15% em comparação com 2016. Se forem consideradas as derivações de veículos de passeio (PEUGEOT Traveller e CITROËN SpaceTourer, por exemplo), o número de unidades vendidas pelo Grupo em 2017 passa para 658.000.
Na Europa, com as marcas PEUGEOT e CITROËN, o Grupo reforçou sua liderança com 20,2% do mercado VUL (+1,3 ponto de participação no mercado) e captou mais de 50% do crescimento do mercado europeu de VUL, graças aos novos PEUGEOT Expert e CITROËN Jumpy.
Fora da Europa, a ofensiva do Grupo na área dos VULs obteve seus primeiros sucessos: na Eurásia, as vendas cresceram 55% antes da produção local dos novos PEUGEOT Expert e CITROËN Jumpy no primeiro semestre de 2018, e na América Latina o crescimento foi de 13%, com uma gama de produtos renovados e uma oferta completa de serviços em 2018.
Europa: crescimento confirmado
Na Europa, as vendas do Grupo totalizaram 2.378.600 unidades, representando um acréscimo de cerca de 450 mil veículos em relação a 2016 (+23,2%), dos quais 376.400 veículos vendidos pelas marcas Opel e Vauxhall desde 1º de agosto de 2017.
A participação Grupo no mercado progrediu nos principais países em que opera, com exceção do Reino Unido e, pela primeira vez desde 2010, houve um crescimento de 0,3 ponto na participação no mercado (11,1%) considerando-se apenas o perímetro PEUGEOT, CITROËN e DS.
Além do crescimento das vendas de SUVs e VULs, o Grupo também se beneficiou com o sucesso dos lançamentos do PEUGEOT 308 (166 mil unidades vendidas), do CITROËN C3 (217 mil unidades vendidas), do OPEL Insignia nas versões Sports Tourer, Grand Sport e Country Tourer (totalizando 40.600 unidades vendidas de agosto a dezembro de 2017). O PEUGEOT 2008 e o OPEL Mokka conseguem, respectivamente, o 2º e o 3º lugar do seu segmento.
América Latina
Na América Latina, os resultados foram também positivos. As vendas da PEUGEOT cresceram 11,1%, com uma excelente dinâmica na maioria dos mercados da região. Os lançamentos dos SUVs PEUGEOT 3008 e 5008 foram um verdadeiro sucesso em todos os países, com vendas acima da meta. O recente lançamento no Brasil e na Argentina do PEUGEOT Expert, produzido no Uruguai, também é muito promissor.
As vendas da CITROËN cresceram 13,8% na maioria dos mercados da região. No Chile, por exemplo, o crescimento foi de 47% graças ao notável sucesso do novo CITROËN C3 e aos bons resultados obtidos no segmento dos VULs, especialmente com o Berlingo. O CITROËN Jumpy, produzido no Uruguai e comercializado no Brasil e na Argentina, teve uma boa aceitação e promete ser um sucesso comercial em 2018.
“O ano de 2017 foi excepcional, com recordes em resultados para a PEUGEOT. Nosso objetivo de dois milhões de veículos vendidos foi alcançado graças ao sucesso de nossas gamas de SUVs e de veículos utilitários, complementado pelo sólido desempenho de nossos tradicionais hatchbacks 208 e novo 308. A marca avançou em termos de volume e de participação no mercado em cinco das seis regiões. A PEUGEOT realizou com sucesso sua subida de gama e deu continuidade à sua internacionalização, com vendas fora da Europa que passam a representar 45% do total mundial”, destacou Jean-Philippe Imparato, CEO da marca PEUGEOT.
“O ano de 2017 ilustrou a dinâmica promovida pela nova ofensiva de produto da CITROËN: foi o primeiro ano cheio para o Novo C3, o Novo Jumpy e o SpaceTourer. Foi também o ano de lançamento dos SUVs C3 Aircross na Europa e C5 Aircross na China. Resultados: na Europa, conseguimos um recorde de vendas em seis anos e recuperamos participação no mercado tanto no segmento de veículos de passeio como no de VUL. Fora da China, nossas vendas internacionais registraram um crescimento de 7,5%! Possuímos todos os trunfos necessários para prosseguir e ampliar essa dinâmica comercial em 2018” , disse Linda Jackson, CEO da marca CITROËN.
Por: Redação Na Boléia