Vídeo: Mercedes-Benz mostra novo Axor com túnel do motor rebaixado
A Mercedes-Benz renovou totalmente a linha de caminhões extrapesados. Já são cerca de novos 57 itens agregados ao Axor, sendo que 13 novidades foram lançadas na Fenatran 2017, o maior e mais completo Salão de Transporte Rodoviário de Carga da América Latina, que aconteceu em outubro, em São Paulo.
Na feira, a empresa expôs os modelos Axor 2544 6×2 rodoviário, nas cores Cinza Galcon e Laranja Setter, e Axor 3344 6×4 fora de estrada, na cor Amarelo Lamec. “Esses 57 novos itens foram solicitados pelos nossos clientes. E isso prova que estamos cumprindo à risca o compromisso estabelecido no slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Uma das grandes novidades da linha de caminhões Axor, tanto rodoviário, quanto fora de estrada, é a introdução de um novo túnel do motor mais baixo, 100 mm em relação ao anterior. O túnel passa a ter cerca de 200 mm de altura, proporcionando mais espaço e comodidade no interior da cabina.
No caso da cabina Leito Teto Alto, a diminuição do túnel resulta numa altura interna livre sobre ele de 1.780 mm, proporcionando assim mais praticidade e conforto para o motorista. Isso também facilita a movimentação interna. Já na cabina Leito Teto Baixo do Axor fora de estrada, a altura no interior chega a 1.310 mm, assegurando igualmente um ótimo nível de conforto.
Para um maior padrão de bem-estar a bordo, a linha Axor ganhou, ainda, um novo climatizador, mais compacto (75 mm mais baixo sobre o teto da cabina) e mais leve (menos 18 kg), porém com maior volume de água (mais 6 litros).
O painel de instrumentos também tem novas funções. As novidades ficam por conta de informações sobre a pressão de turbina, muito requisitada por motoristas, tempo/consumo em marcha lenta, consumo em litros e alerta de velocidade. O cliente tem ainda vários idiomas à escolha para configurar seu painel: português, inglês, espanhol, alemão e árabe. Essas novas características trazem vantagens como mais praticidade e melhor monitoramento do veículo.
O câmbio automatizado Mercedes PowerShift teve sua inteligência aprimorada, proporcionando um ajuste de troca de marchas mais refinado, tanto na regressão, como na progressão. Com isso, o caminhão trabalha na marcha mais correta para cada situação de operação.
Outro benefício dessa melhora de inteligência é a introdução do novo Piloto Automático, que oferece praticidade e economia no dia a dia da operação do caminhão. No piloto automático tradicional, a inteligência está configurada para o veículo atingir a velocidade ajustada o mais rápido possível, ou seja, em máximo desempenho (“plena carga” no acelerador), aplicando-se o máximo torque e potência. A nova versão está configurada para economia de combustível, isto é, o sistema reconhece as condições da pista (inclinação) e carga, por meio dos sensores do veículo, e ajusta a demanda de torque e potência do motor orientando-o para trabalhar com economia de combustível. Por exemplo: em um declive, ao invés de acelerar com plena carga para atingir a velocidade desejada o mais rápido possível, o sistema identifica a inclinação da pista e aproveita a inércia do veículo para atingir a velocidade desejada. Isso pode proporcionar até 1% de economia de combustível em relação ao piloto automático tradicional.
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“Novidades ECONFORT para linha Axor lançadas na Fenatran
1. Túnel do motor rebaixado em -100 mm para cabina Estendida e Leito
2. Novas cores
3. Faixas decorativas nas portas e na grade dianteira
4. Nova posição do macaco para cabina Leito
5. Iluminação da quinta-roda
6. Cobertura de degrau na porta (chineleira)
7. Atualização do software do câmbio
8. Piloto Automático otimizado
9. HSA (Hill Start Aid) – auxílio de partida de rampa
10. Novo climatizador (mais compacto e eficiente)
11. EBD (Eletronic Brake Distribution) para o sistema de freio
12. ASR (ATC) – sistema de controle de tração
13. Painel de instrumentos com novas funções
Por: Redação Na Boléia