Ford desenvolve tecnologia que identifica a sirene de veículos de emergência
Uma nova tecnologia para evitar o uso da sirene estridente de veículos de emergência no trânsito, sem a localização exata do som, é a novidade desenvolvida pela Ford. O sistema usa a comunicação entre veículos para mostrar a aproximação de uma viatura, identificando se é uma unidade de polícia, ambulância ou de bombeiros, informando também a distância que está e até a melhor forma de abrir caminho para a sua passagem, com alertas sonoros e visuais no painel.
A novidade foi apresentada num evento no Reino Unido, o UK Autodrive, que visa a incentivar o teste de carros autônomos e conectados, com o apoio de empresas automotivas, de tecnologia e instituições de pesquisas e acadêmicas.
O sistema funciona a partir do veículo de emergência, que envia um sinal diretamente para os carros próximos, visando a aumentar a segurança no trânsito e a rapidez do atendimento. “O tempo é precioso para os serviços de emergência e essa tecnologia pode ajudar a ganhar segundos valiosos, alertando os motoristas a não obstruir o caminho”, diz Christian Ress, supervisor de Pesquisa e Engenharia Avançada de Direção Autônoma da Ford Europa.
Além disso, a Ford está testando também uma tecnologia para alertar os motoristas de potenciais acidentes em cruzamentos. Com o “Alerta de Colisão em Cruzamentos”, o carro informa sua localização para os veículos próximos que estiverem equipados com a mesma tecnologia. Se o risco de acidente é alto, ambos os motoristas recebem um aviso para reduzir a velocidade ou parar. O sistema também poderia avisar o motorista, por exemplo, se um carro vindo de outra direção atravessou um sinal vermelho.
A montadora ainda apresentou um sistema que alerta quando carros à frente fora da vista freiam bruscamente e uma tecnologia que permite sincronizar o veículo com os semáforos para rodar com sinal verde foram outras novidades apresentadas pela Ford.
Independentemente da boa utilidade das tecnologias pesquisadas pela Ford, é importante tomar alguns cuidados básicos ao ouvir uma sirene no trânsito:
• Mantenha a calma, observe e escute. Ao ouvir uma sirene, saiba que um veículo de emergência está vindo em sua direção e planeje o que fazer.
• Desligue o som do carro para ouvir melhor.
• Procure um lugar seguro para parar o carro e use o pisca para indicar sua direção aos outros motoristas.
• Verifique se há espaço suficiente para o veículo passar. Fique atento, pois pode haver mais de um veículo de emergência no comboio.
• Mantenha a segurança e respeite a lei. Não avance o sinal vermelho nem entre no corredor de ônibus, a não ser por orientação de um policial.
Por: Redação Na Boléia