Motoristas não prestam atenção aos recalls
Um novo levantamento nacional da Universidade de Michigan/EUA destacou por que muitos consumidores não fazem os recalls de segurança dos veículos e quais medidas poderiam melhorar essa falha.
Os recalls de segurança de carros e caminhões leves são super importantes. Por exemplo, em 2015, cerca de 51 milhões de veículos e 34 milhões de peças de veículos tiveram recall, de acordo com a National Highway Traffic Safety Administration.
“O problema é a baixa taxa de resposta para os avisos de recall”, disse Michael Sivak, professor de pesquisa do U-M Transportation Research Institute.
Um total de 20 por cento dos proprietários de veículos continuam a ignorar os chamados dos recalls, de acordo com a NHTSA.
A nova análise foi baseada em dados de uma pesquisa online com 516 entrevistados, conduzida por Sivak e seus colaboradores da UMTRI. Essa pesquisa se concentrou em recalls relacionados à segurança do automóvel.
As três preocupações mais frequentemente mencionadas, que impedem os indivíduos de responderem os avisos de recall de segurança dos veículos foram:
• Preocupação que a concessionária vai tentar vender mais serviços durante a visita (38%)
• Dificuldade em ficar sem o veículo durante o reparo (37%)
• O tempo para conserto do carro era muito longo (36%)
Possíveis novas opções que poderiam aumentar ‘o sim’ aos recalls das montadoras incluem:
• A capacidade de agrupar um recall com manutenção programada regularmente (52%).
• Incentivos com serviços gratuitos, como a troca de óleo ou tanque de gasolina (51%).
Outros resultados notáveis da pesquisa:
• Os consumidores preferem ser notificados dos recalls pelo correio (74%) e e-mail (64%), em vez de mensagem de texto, telefone ou anúncio de serviço público.
• Cerca de 60% dos entrevistados acham que os estados deveriam exigir que os consumidores passassem pelos recalls antes de renovar o registro anual de veículos. E 61% acreditam que os veículos deveriam ser obrigados a estarem em dia com os recalls antes de poderem ser revendidos.
• Apenas 45% dos motoristas definitivamente fazem o recall de segurança do veículo fixado quando a concessionária mais próxima fica a 30 minutos, em comparação com 81% quando a concessionária fica a até 15 minutos.
• A probabilidade dos recalls diminui acentuadamente quando os consumidores têm que esperar mais tempo pelo conserto. Quando os motoristas têm que esperar uma semana ou menos, 74% dizem que definitivamente passariam pelo recall, em comparação com apenas 27% se tempo de espera for mais de seis meses.
Por: Redação Na Boléia