Revista: Ford foca em serviços para crescer no Brasil
Cada vez mais, focar em serviços para fidelizar os clientes tem sido estratégico para as empresas de vários setores. Ainda mais em tempos difíceis, em que o consumidor torna-se mais cauteloso no momento de fazer seus investimentos.
Na área de transporte rodoviário de cargas não é diferente. Nos últimos anos, várias montadoras vêm aprimorando suas estruturas de serviços e pós-venda para estreitar o relacionamento com os clientes.
A Ford Caminhões é uma delas. No ano passado, a companhia lançou um novo programa de serviços completos, que contempla desde proteção do veículo e motorista, até suporte técnico nos negócios de transporte. Revisões a um custo fixo, central de atendimento 24 horas e diversas outras facilidades foram anunciadas pela montadora. Na verdade, esses e outros programas representam uma nova forma de operação da Ford no pós-venda.
Recentemente, a companhia comunicou mais uma novidade. A montadora desenvolveu, em novembro, mais uma ação para valorização do cliente por meio de um filme emocional. Trata-se do Calendário da Saudade, uma homenagem aos caminhoneiros (veja mais abaixo).
Calendário da saudade
Dando continuidade à sua estratégia de se manter próxima do cliente, mostrando que a montadora quer acompanhá-lo ao longo de sua jornada, a Ford Caminhões lançou o Calendário da Saudade, aparelho em formato de miniatura de caminhão que avisa a família quando o caminhoneiro está de volta para casa, piscando os faróis.
O filme publicitário, no ar desde novembro, mostra a saudade da esposa e do filho enquanto o caminhoneiro viaja a trabalho e valoriza o momento da sua volta para casa. O aparelho funciona com tecnologia wi-fi e 3G/4G, conectado ao smartphone do motorista por meio de um aplicativo.
“O Calendário da Saudade é uma homenagem aos caminhoneiros. O mote é mostrar ao motorista que ele não está sozinho. Afinal, entre todas as dificuldades que ele encontra na estrada, a saudade da família é a carga mais pesada. Com essa campanha, a intenção é envolver não só o caminhoneiro, mas fazer com que todas as pessoas se conectem com a mensagem, Afinal, saudade é algo vivenciado por todos nós, que temos a família o principal pilar em nossas vidas”, explica Flávio Costa, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
Ao mesmo tempo, além do apelo emocional, a campanha lembra o transportador e o caminhoneiro a importância de rodar com economia e segurança, reduzindo ao máximo o tempo de parada na oficina.
O calendário da saudade é um brinde que será disponibilizado para os proprietários e motoristas de todos os caminhões das linhas Cargo e Série F, a partir do modelo 2012, que fizerem uma Revisão com Preço Fixo nos distribuidores exclusivos da Ford até o dia 15 de dezembro.
Segundo Costa, a expectativa da montadora é distribuir 5,7 mil brindes nesse período. Desde que a campanha entrou no ar, já foram mais de 4 milhões de visualizações. O filme também ganhou, inclusive, indicação para o Festival de Cannes.
Otimismo para 2017
Apesar da recessão econômica, a montadora tem projetado crescimento de market share. “Estamos otimistas para 2017. Alguns setores, que têm sido pouco impactos com a crise, como alimentos e bebidas, já sinalizam a intenção de renovar a frota. Diante disso, trabalhamos com uma evolução da indústria da ordem de 20%, ou seja, o setor fechará o ano com 52 mil unidades, mas para 2017, devemos chegar a 62 mil unidades”, declarou Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões.
Segundo o executivo, é uma recuperação muito tímida, mas a tendência de melhora deve permanecer durante o próximo ano. Coleta urbana e o setor agrícola irão contribuir para um aquecimento da vendas de caminhões. “O mercado de construção civil, por outro lado, terá uma retomada ainda mais lenta, mas temos várias outras possibilidades, que poderão garantir um ano melhor para caminhões”, acrescenta Ramos.
Com base nesse cenário, o foco da Ford Caminhões para 2017 será no segmento de médios, visando atender justamente às atividades de coleta de resíduos urbana, transporte de bebidas e alimentos etc.
“Com os lançamentos dos Cargo 14 e 15 toneladas e do C 1723 Kolector Torkshift, a companhia se mantém bastante competitiva nesses segmentos e projeta uma crescimento de market share da ordem de 18% para o próximo ano”, anuncia.
De acordo com o diretor, a linha Torqshift tem se consolidado no Brasil, inclusive, com a versão de transmissão automatizada. Conforme o executivo, em alguns segmentos, 50% das vendas estão concentradas na versão com transmissão automatizada.
O aprimoramento dos serviços faz parte do novo posicionamento de marca, cujo objetivo é mostrar para o mercado que mais do que vender produtos, a montadora quer estar mais próxima do cliente, identificando suas necessidades, entendendo as dificuldades de cada um e desenvolvendo serviços que o ajudem no dia a dia.
“O foco será o pós-vendas. Por isso, além de manter preços atrativos nas revisões, estamos buscando reduzir valores de peças para oferecer manutenção mais barata e adotando outras medidas de modo a contribuir para gestão de custos do cliente. Nesse sentido, vamos desenvolver nossa rede de concessionários a fim de que possamos acompanhar o cliente onde ele estiver e precisar”, ressalta Ramos.
Outros serviços
Além de revisões com preço fixo, a marca oferece três tipos de planos Ford Service de manutenção preventiva, com ou sem a inclusão também de peças de desgaste natural e manutenção corretiva.
Outro serviço disponibilizado pela marca é o SOS Ford, que garante atendimento 24 horas em qualquer lugar do País para reparo do caminhão no local ou reboque até o Distribuidor Ford mais próximo. Ele é complementado pelo Disk Ford, plantão com especialistas à disposição para tirar dúvidas dos clientes sobre os produtos e serviços da Ford Caminhões.
Todos os caminhões Ford também trazem sistema de rastreamento e monitoramento FordTrac pré-instalado de fábrica, para ser ativado conforme a conveniência e necessidade do cliente. Com blindagem eletrônica que inibe a partida do motor, ele é o mais seguro da categoria e oferece vários recursos de monitoramento da operação do veículo em tempo real.
“Acreditamos nessa campanha e nas estratégias adotadas para crescimento da companhia no País. O mercado de caminhões é extremamente importante no Brasil. Para se ter ideia, 63% de tudo que é transportado por aqui segue por rodas. Além disso, é um setor que movimenta R$ 370 bilhões/ano e representa 6,7% do PIB. Sem contar que 35% de todos os usuários de mídias digitais no Brasil têm forte relação com a indústria de caminhões. Portanto, a nova campanha e todas as mudanças anunciadas para o novo reposicionamento da marca devem trazer mais sustentabilidade para os nossos negócios e contribuir para aumentarmos nosso market share nesse segmento”, conclui Costa.
Por: Redação Na Boléia