3-30062016A cada 22 minutos uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo ocorrem 1,2 milhão de mortes por ano com mais de 50 milhões e feridos. No Brasil, são 45 mil mortes/ano e o Governo gasta, em média, R$ 90 mil com vítima não fatal de acidente de trânsito. No caso de morte, o valor sobe para R$ 550 mil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

De acordo com o Ministério das Cidades, o consumo de álcool, mesmo em quantidade pequena, aumento o risco de acidentes, tanto para condutores como para pedestres. Outras drogas também são causadoras de acidentes graves, como maconha, cocaína, mazindol, crack, femproporex, ecstasy, heroína, metanfetaminas ou anfepramona.

O uso de drogas e álcool provoca a diminuição de funções indispensáveis à segurança ao volante, como visão, reflexos e capacidade de discernimento. Assim, causam comportamentos de risco, como excesso de velocidade.

Diante disso, é fundamental que motoristas se conscientizem sobre os cuidados que devem ter no trânsito, principalmente os profissionais que trafegam diariamente nas rodovias brasileiras.
A Buonny, empresa que atua na área de gerenciamento de riscos, fornece dicas para ajudar na prevenção de acidentes, seja pelo uso de drogas ou falta de atenção:

– Caso tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica ou drogas, nunca assuma a direção do veículo;
– Cheque sempre se seu veículo está em boas condições;
– Não dirija com sono ou cansaço;
– Use sempre cinto de segurança;
– Respeite velocidades máximas permitidas pelas vias e sinalização;
– Atenção aos pedestres;
– Motociclistas devem usar capacetes, obrigatoriamente;
– Não fale ao celular;
– Em pistas molhadas, cuidado com derrapagens e colisão traseira;
– Caso um veículo com farol alto venha em sua direção, olhe para baixo e à direita, em direção à faixa branca que delimita a rodovia ou ao meio-fio da rua. Isso evita o ofuscamento da visão e um possível acidente;
– Ultrapassagens: só faça em locais permitidos e com segurança.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.