71% dos motoristas não se veem na profissão na próxima década
Propondo um olhar para o retrovisor e outro para o para-brisa da boleia, o Clube da Estrada elaborou uma pesquisa, durante o mês de junho. Se por um lado 77% dos mais de 500 caminhoneiros respondentes apontam que a tecnologia foi responsável pelas principais melhorias das estradas na última década, 71% não se veem exercendo a profissão nos próximos dez anos.
De acordo com Thomas Gautier, CEO do Freto, logtech responsável pela administração do Clube da Estrada, os resultados da pesquisa são importantes para toda a cadeia logística entender qual será a próxima Revolução das Estradas.
“Se a grande maioria dos caminhoneiros já entende que aplicativos de frete e outras tecnologias são grandes aliados no seu dia a dia, ainda temos que percorrer muitos quilômetros para convencê-los de que essa profissão pode trazer satisfação. Para os próximos dez anos, governo e iniciativa privada precisam melhorar a vida dos protagonistas das rodovias, movimentando sonhos, carreiras, pessoas, famílias. Melhorando o dia a dia desses 2,4 milhões de profissionais. É o que chamo de Humanologística.”
Corroborando a posição do executivo, em uma pergunta na qual os caminhoneiros podiam escolher múltiplas alternativas, a grande maioria frisou que nos próximos dez anos é preciso melhorar a Segurança nas Estradas (78%), oferta de Pontos de Parada e Descanso (76%) e Infraestrutura (71,4%). Esses critérios superaram aspectos como a Diminuição do Preço do Diesel (16%) e Aumento do Preço do Frete (20,5%).
Outra pesquisa, realizada em 2022 pelo Clube da Estrada, apontou que, de 0 a 5, o Índice de Satisfação dos Caminhoneiros com a profissão está em 1,7.
Apesar de 69,6% dos caminhoneiros acreditarem que a profissão estará pior do que hoje daqui dez anos, 85,7% acreditam nos avanços tecnológicos como potencializadores do trabalho nas estradas.
Confira o perfil do Caminhoneiro que participou da pesquisa:
- 77,5% são empregados de frota
- 52% têm entre 40 e 49 anos
- 99% são do sexo masculino
- 52,4% concluíram o segundo grau
- 71,6% ganham até cinco mil reais por mês
- 88,3% não possuem caminhão
- 49% dirigem profissionalmente há 6 a 10 anos
10ª edição da Festa dos Caminhoneiros do Clube da Estrada
Para celebrar os dez anos de vida sendo a Casa do Caminhoneiro Fora de Casa, o Clube da Estrada preparou uma grande festa, no dia 25/07, em sete das oito unidades físicas espalhadas pelo Brasil. Com o mote “(R)evolução nas Estradas”, a plataforma, que já superou a oferta de 2 milhões de serviços de bem-estar e acolhimento a 1 milhão de motoristas, convocou mais de 40 patrocinadores e espera 3 mil motoristas para celebrar o Dia do Caminhoneiro e pensar os próximos dez anos da profissão. A exceção fica para a unidade do Clube da Estrada de São Luís (MA), que celebrará a data em 28/07, a partir das 07h30.
“Organizamos uma forma de participação exclusiva, que convida as empresas a contarem suas histórias e a mostrarem como a dedicação e as conquistas de suas marcas têm contribuído e ainda podem contribuir muito mais para Revolucionar as Estradas. Para o Freto é um prazer reunir parceiros, concorrentes e instituições públicas em torno de um propósito tão forte que é o de tornar o Caminhoneiro protagonista dessa revolução. Se dentro das empresas falamos tanto em cuidar dos nossos talentos, por que nas Estradas seria diferente?”, antecipa Thomas Gautier, CEO do Freto.
Motz, JBS Transportes, Michelin Connected Fleet Powered by Sascar, Mercedes-Benz, Repom, SEST SENAT, Cartruck Brasil, APVS Truck, Guardiões da Estrada, PRF e todos os postos onde estão localizados os Clubes são alguns dos patrocinadores e apoiadores da 10ª edição da Festa dos Caminhoneiros do Clube da Estrada.
Os motoristas que fizerem uma pausa nas unidades do Clube a partir das 17h encontrarão serviços de barbearia, massagem, enfermagem, manicure e assessoria jurídica, ao som de muita música, sorteio de brindes e comida.
Serviço (com exceção São Luís) – 25/07
Abertura: 15h
Enfermagem e barbearia: 16h às 19h
Música + distribuição de brindes: 18h às 20h
Distribuição de comida: 19h às 19h30
Encerramento: 20h30
Serviço em São Luís – MA (28/07)
Abertura: 07h00 (com missa)
Café da manhã: 08h00
Enfermagem e barbearia: 09h00
Churrasco + atrações: 11h00
Ações de experiência: 13h00
Encerramento: 17h00
Por Redação Na Boléia