O e-Consórcio e o e-Delivery marcam o início de uma nova era de produtos e soluções para o ecossistema de transporte e logística. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em conjunto com parceiros de peso mundial para o negócio, passa a oferecer uma verdadeira consultoria para a viabilização da mobilidade elétrica.

Para isso, novas empresas entraram no e-Consórcio: a ABB e a GDSolar que chegam para oferecer soluções de carregamento e energia limpa. Juntam-se a CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Siemens, Semcon e Eletra para transformar a indústria do transporte no Brasil.

Um dos desafios do projeto do e-Delivery foi como viabilizá-lo. Para isso, procuramos por parceiros que pudessem trazer junto com a VWCO a tecnologia de componentes, mas também olhando para todo o ciclo de vida do produto, desde a aquisição até o final de vida dele. Tudo isso foi viabilizado pelo e-Consórcio”, ressalta Walter Pellizzari, gerente executivo de Estratégia Corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Alinhada ao conceito sob medida da marca, uma equipe da montadora e de suas parceiras vai orientar os clientes sobre a melhor solução de carregamento e energia para a aplicação visando ao melhor custo total de operação.

Lançado em 2019, o e-Consórcio prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada. Com isso, facilita o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais. O e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação.

Entre as atividades de cada parceiro do e-Consórcio estão:

• CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição, manutenção e destinação final das baterias.
• Siemens e ABB, para fornecimento de infraestrutura e carregadores.
• GDSolar para fornecimento de energia limpa.
• Bosch, WEG e Meritor para fornecimento de componentes.
• Semcon para prestação de serviços de engenharia.
• Eletra como parceria estratégica.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.