Cada vez mais, a internet tem sido uma ferramenta imprescindível para a realização de negócios nos mais diferentes segmentos, aproximando e facilitando as relações entre empresas, clientes e fornecedores. O universo de caminhões não foge à regra. Prova disso são os inúmeros lançamentos de veículos altamente tecnológicos e conectados que têm invadido o mercado brasileiro, contando com recursos só disponíveis graças ao avanço da tecnologia.

O fato é que o cliente desse segmento também está cada vez mais conectado e buscando ferramentas que contribuam para gerar mais competitividade, produtividade, lucratividade em suas operações, além de facilidades e inovação em produtos e serviços. Ou seja, na onda da indústria 4.0. e da Internet das Coisas, esses clientes também estão antenados aos avanços da tecnologia e preparados para absorver as novidades.

Nesse cenário, a Mercedes-Benz – que já tem sua fábrica, em São Bernardo do Campo/SP, operando dentro dos pilares da Indústria 4.0. e mantém sua rede de concessionárias cada vez mais digitalizada –, acaba de lançar o Showroom Virtual Star Online, um novo canal de vendas digital para todos os modelos de caminhões – desde leves até extrapesados, ônibus urbanos e rodoviários e Linha Sprinter. O lançamento ocorre dia 23 de maio, às 10h, para clientes de todo Brasil, durante uma live nas redes sociais da companhia.

Conforme explicou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o objetivo do projeto é oferecer ao cliente uma jornada virtual como se ele estivesse dentro do concessionário para fazer negócios. Porém, de uma forma mais rápida, prática e sem sair de casa.

Neste espaço, o cliente tem acesso a todos os serviços, portfólio de peças, planos de manutenção, venda de veículos novos – e também seminovos por meio da Select Trucks –, bem como ele pode realizar negócios e utilizar serviços do Banco ou Consórcio da marca.

Ao entrar no Showroom Virtual Star Online, a pessoa terá obrigatoriamente de fazer seu cadastro, com login e senha. A partir daí, o próprio sistema direciona o cliente para as revendas da região mais próxima dele, onde será atendido pela equipe que já conhece e mantém relacionamento.
A ferramenta também poderá ser usada por novos clientes, que terão em único lugar e sem saírem de casa todas as informações de que precisam para fazer negócios com a Mercedes-Benz.

Desenvolvido em tempo recorde – em apenas um mês, o novo canal é uma parceria da Mercedes-Benz com a startup MobiAuto, uma plataforma de tecnologia do setor automotivo que visa promover maior eficiência e praticidade na relação de compra e venda de veículos no Brasil.

Totalmente mobile

A plataforma é totalmente responsiva e pode ser acessada de vários dispositivos: computador, laptop ou celular e a qualquer hora ou dia. Conforme Leoncini, o lançamento do novo canal vem ao encontro da atual realidade de transportadores e empresários, que, devido ao isolamento social, provocado pela crise sanitária da Covid-19, buscam cada vez mais negócios pela internet.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing
Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

A ideia é oferecer uma nova experiência para o cliente, que poderá fazer um tour pelos caminhões, ônibus e vans, conhecer cabines, características, especificações e até fechar negócio pelo meio virtual. Trata-se de um projeto disruptivo em um segmento que é bastante tradicional. A Mercedes-Benz conhece muito bem o potencial das ferramentas digitais e passa a oferecer aos clientes uma inovação, com grandes vantagens, mas que continuam contando com seu concessionário, podendo, futuramente, visitá-lo pessoalmente, tanto o showroom físico, quanto a oficina e o balcão de peças, conforme sua preferência ou necessidade”, explica o VP.

Por Redação Na Boléia

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