A Scania anunciou mais uma novidade em serviços. A empresa apresentou o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime, que, aliando conectividade e inteligência de gestão, traz novas ferramentas, como a Control Tower – que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias -, e a modalidade Pay per Use com cobertura customizável (pague o que usar). Segundo a empresa, até o final de julho, todos os clientes do PMS Premium Flexível terão a inclusão da Control Tower sem custo adicional.

“A equipe brasileira prova de novo sua competência e visão de futuro dentro da Scania, após a inovação com a manutenção flexível cobrada pela faixa de economia de diesel. Queremos sempre antecipar tendências e trazer o que o cliente vai precisar para manter sua logística rentável. Desta vez, o divisor de águas foi aumentar como nunca a disponibilidade da frota”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Há muitas promessas no mercado, mas é a Scania quem avança perante a concorrência comprovando o quanto de real disponibilidade passará a proporcionar à gestão do cliente. São até 30% de redução comprovada da permanência nas oficinas, ou seja, mais horas para o caminhão faturar. Isso significa que, além de reduzir os custos, apoiará o aumento da receita da operação do transportador. A conectividade e a evolução das soluções de serviços, que temos disponibilizado desde 2017, continuam sendo a base de tudo.”

Conforme explicou o diretor, o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém todas as vantagens do PMS Premium Flexível, e da conectividade pelo pacote Desempenho com a avaliação do motorista em tempo real. Após o sucesso dos planos flexíveis (2017), a Scania lançou na Fenatran 2019 o PMS Premium Flexível, que promete reduzir em até 25% o custo total da manutenção. Ele contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada e que influencia também diretamente na disponibilidade, pois há menos paradas para manutenções. Há contratos de adesão de três, quatro ou cinco anos.

O cliente paga apenas pela quilometragem rodada (se não rodou, não paga) e pode diminuir ainda mais o custo por quilômetro se reduzir o consumo de combustível. Gastou menos, paga menos. A análise é feita por meio de uma tabela estimada de preço por km por faixa de consumo.

Gestão muito mais eficiente

A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis.

O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária.

O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica e suporta as Casas Scania. Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania.

Mais disponibilidade

Desde novembro de 2020, foram realizados testes com frotas-piloto de clientes em operações reais. De acordo com Montanha, nos resultados analisados de todos os veículos monitorados se observou uma redução próxima a 30% no tempo de permanência nas oficinas após o monitoramento e ações proativas da Control Tower. Além do aumento da disponibilidade, a previsibilidade também foi um dos benefícios apontados pelos clientes que participaram, pois sabiam o tempo que seus caminhões estariam na oficina.

Já a modalidade Pay per Use (pague o que usar) permite personalizar ainda mais a cobertura e o modelo de gestão financeira de acordo com as necessidades de cada operação, e também avança na oferta de disponibilidade comprovada. É uma opção mais voltada a médias e grandes frotas. Ao optar por ela, o cliente passa a ter uma modalidade financeira com 100% do resultado do programa de manutenção.

Outra vantagem será a opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível. “O cliente poderá customizar a cobertura do plano, adicionando por exemplo as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo. Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e sem necessidade de aprovações destes orçamentos, laudos técnicos e serviços na oficina usufruindo das vantagens dos preços acordados no PMS”, salienta Gustavo Andrade, gerente do Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.

Graças a isso, o veículo ficará menos tempo parado nas oficinas e os proprietários menos ocupados em tratar de processos administrativos. Com o PMS Premium Flexível Uptime criamos um divisor de águas na geração de valor ao cliente. A partir de agora, disponibilidade máxima, medida e comprovada é parte integrante do pacote de benefícios exclusivos, tudo isso para impulsionar ainda mais o negócio dos clientes Scania”, explica.

Dia da Paixão Scania

A Scania completou 64 anos de história no país, em 2 de julho. Para comemorar a data, o Dia da Paixão Scania, criado em 2020, foram realizadas atividades diversas e desenvolvidos conteúdos especiais para as mídias sociais oficiais com a presença de executivos da marca, colaboradores, rede de concessionárias, clientes e fãs apaixonados – além de lives, pelo canal da Scania Brasil no Youtube, e uma grande festividade em 2 de julho.

O Dia da Paixão Scania foi criado para celebrarmos o nosso aniversário. A Scania tem uma história especial de relacionamento com o mercado, que começa com nossos clientes, com o reconhecimento de uma parceria responsável pelo progresso de empresas, motoristas, profissionais do segmento de transporte, que passa de geração para geração consolidando a relação da marca e a evolução das pessoas que, de alguma forma, a ela estão conectadas”, afirma Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Scania no Brasil. “O “sonho pelo Scania” é a realização de ter rentabilidade na operação unido a uma marca que tem o cliente em primeiro lugar desde sempre, inovando e trazendo de forma pioneira soluções cada vez mais sustentáveis à sociedade da qual fazemos parte”, diz Furlan. “A relação da Scania com as pessoas é isso, uma mistura de amor, admiração, força, resultado, inovação, confiança e referência de produtos e soluções que se tornam ícones no mercado.”

Um pouco de história

Desde que chegou da Suécia em 1957, a Scania tem buscado liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Firme nesse propósito, em 2021, a empresa anunciou o novo ciclo de investimentos de R$ 1,4 bilhão até 2024.

Ao longo de seis décadas, entre diversas novidades, a Scania foi pioneira em trazer para o Brasil: a direção hidráulica (1963), ônibus com motor traseiro (BR115, em 1972), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), ônibus articulado (B111 RS, em 1977), freio auxiliar Retarder (1998) e caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001). Além do novo formato de venda de soluções (sistema TMA) e linha a gás (natural e/ou biometano), que chegaram com a nova Geração de caminhões (2019).

Por Redação Na Boléia

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