A Scania apresentou ao mercado o G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper, seu novo veículo de configuração 10×4, o único da indústria nacional, voltado para atender os clientes que necessitam de muita capacidade de carga e não veem necessidade de adquirir soluções da linha amarela.

O Scania G 540 10×4 complementa a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6×4 e 8×4. Com o G 540 10×4, a empresa amplia seu leque para operações pesadas, passando das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8×4 para até 55 toneladas.

A solução é voltada para atender às demandas dos setores de mineração e da construção pesada. (que compõe as grandes obras de infraestrutura: hidrelétricas, por exemplo), apresentando-se como uma alternativa interessante para redução de custos operacionais e aumento de produtividade. O novo caminhão pode ser adquirido a partir de R$ 950 mil.

Apesar do ano desafiador, o segmento da mineração se manteve estável, possibilitando grandes negócios para a Scania. O que percebemos é que grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada. Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos”, revele Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

Segundo ele, a Scania investe globalmente há muitos anos no desenvolvimento de caminhões fora de estrada, que nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. “Chegou a hora de lançar o produto de maior capacidade de carga do mercado e que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela, além de um custo operacional mais atrativo”, complementa Munhoz.

Motorização da nova geração

O caminhão recebeu a motorização da nova geração Scania. Com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, oferece 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. Segundo Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil, o propulsor da Nova Geração também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação à gama anterior.

Interior da cabine Scania G-series XT

O Scania G 540 10×4 está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um), eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa.

Todos os componentes, como trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% Scania. O quinto eixo traz novo mecanismo de acionamento e mudou de posição (passando a ficar na frente do bogie traseiro). Para suportar a maior demanda de carga todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) também passou por alterações.

O câmbio Opticruise automatizado oferece 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo Off-Road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece uma resistência muito superior. O lay shaft brake, freio do eixo secundário,está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves.

O sistema de frenagem auxiliar traz freio hidráulico Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Com potência de 4.100Nm, promete aumentar significativamente a performance da frenagem, principalmente em baixas velocidades, além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente, em descidas íngremes e muito acidentadas.

Itens de série

Ainda com itens de séries, o lançamento traz controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t.

A Scania também desenvolveu itens customizados para o fora de estrada, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento.

O Heavy Tipper 10×4 pode ser equipado com alguns opcionais que garantem ainda mais segurança na operação. Entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento), que propiciam mais proteção aos motoristas. O veículo também pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partidaapós testar que o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas.

Pacote de serviços

Na parte de serviços, o G 540 10×4 XT Heavy Tipper sai de fabrica com o pacote Desempenho por um ano, de forma gratuita. Ele incorpora os benefícios do pacote de entrada Análise e permite a leitura e a identificação detalhada de dados da operação, tanto para informações dos veículos quanto individualmente por motorista. 

Também estão à disposição os programas de manutenção Scania (PMS) para obter a melhor performance com a máxima economia. Para cada cliente haverá um estudo completo das necessidades a fim de personalizar o programa ideal.

Site Optimisation

O cliente também pode contar o Site Optimisation, que chegou junto com a linha Heavy Tipper, em 2017 – e agora também está disponível para os clientes do super-caminhão 10×4.

O Site Optimisation forma uma parceria entre Scania, rede e cliente a fim de propiciar uma profunda análise do negócio e implementar princípios de produção enxuta e melhores práticas para obter a otimização do custo operacional e da produtividade nas operações da mineração. Ele congrega uma plataforma integrada de algoritmos inteligentes, métodos e práticas modernas adequadas a possibilitar ao cliente a rentabilidade no negócio do transporte, desde a produção até o fornecimento.

Histórico no segmento fora de estrada

Em 1999, a Scania apresentou o primeiro caminhão 8×4 do mercado brasileiro, que fazia parte da Série 4 e tinha 360cv. Já em 2007, foi o lançamento, justamente, da tração 10×4, integrante das Séries P, G e R, gama anterior à Nova Geração. Em 2012, a Scania introduziu a nova geração off-road das Séries P, G e R. Nova grade, novo ângulo de ataque, mais opções de equipamentos de série e opcionais, foram exemplos das novidades.

Em 2017, a Scania lançou a gama Heavy Tipper, com as versões 6×4 e 8×4. Em 2018, a linha vocacional XT chega com a Nova Geração de caminhões. Além de, ao longo dessas últimas décadas também avançar em serviços. Foi a primeira a modernizar o atendimento ao setor com a construção de uma filial de concessionária numa mina (Serviços Dedicados – para agilizar todo o processo), na criação de um programa de manutenção personalizado e ao colocar na operação confinada um contêiner de peças e ferramentas.

Por Redação Na Boléia

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