3-1-08012019-minO total de multas de trânsito aplicadas na cidade de São Paulo entre janeiro e setembro de 2018 registrou uma queda de 21,2% na comparação com os primeiros nove meses de 2017. Foram lavradas 8.107.159 autuações na cidade, entre capturas manuais (registradas por agentes de trânsito) e eletrônicas (registradas por radares). No mesmo período do ano anterior houve 10.291.501 penalidades.
Vale destacar que de janeiro a setembro de 2018, 78,4% dos veículos de São Paulo não receberam nenhuma multa. Todas as penalidades aplicadas se concentram em apenas 21,6% dos veículos.

Os dados são do Painel Mobilidade Segura, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), atualizado em 28 de dezembro. A redução do número de autuações no período reflete a tendência observada desde o ano passado, com a implantação de melhorias na sinalização viária, realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e a descontinuação do uso dos radares estáticos, instalados em caixas de metal, que dificultavam a identificação dos equipamentos por parte dos motoristas.
A SMT também segue investindo em políticas de conscientização, valorização da vida e prevenção de acidentes no trânsito, como o Programa Vida Segura, divulgado em maio deste ano e que adota o conceito de Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. O Programa Vida Segura inclui ações já em desenvolvimento pela Secretaria, como Marginal Segura, M’Boi Segura, Celso Garcia Segura, Carlos Caldeira Segura, Pedestre Seguro e controle da velocidade dos ônibus em 50 km por hora.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.