O centro de pesquisa CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), dedicado à segurança viária e veicular e à reparação automotiva, apontou quais os principais fatores que devem ser analisados para concluir que uma prestadora desse tipo de serviço merece a confiança do proprietário de automóvel ou do frotista: cuidado na instalação do sistema, assistência técnica, presença de uma central de monitoramento, serviço de pronta-resposta e documentação perfeita.

Instalação

O CESVI vê a instalação do rastreador como o início para o sucesso da empresa e para o cliente que está adquirindo a solução. Isso porque esse processo costuma ser um tanto invasivo (quando a alimentação do equipamento provém do veículo).

E isso pode gerar danos irreparáveis ao automóvel: incêndio durante a instalação, arranhões na lataria e forrações, danos nos bancos etc. Tendo um processo bem definido e técnicos treinados, é possível minimizar diversos problemas – tanto para a empresa quanto para o próprio instalador e o cliente.

Assistência Técnica

Dependendo do tipo do equipamento e sua instalação, o veículo pode sofrer alguma pane inesperada. Geralmente, problemas de funcionamento no carro são vinculados à última atividade feita. Pensando nisso, é normal que o cliente faça contato com a empresa de rastreamento, independentemente do tipo de instalação realizada – até porque nem sempre o cliente procura saber se o equipamento está sendo alimentado pelo veículo ou não.

Por isso, o CESVI entende que uma assistência técnica, preparada para todo tipo de intercorrência, e os meios de comunicação entre a empresa e o cliente, são fundamentais para uma boa experiência do consumidor.

Central de monitoramento

A definição e clara divisão das áreas de atendimento – como suporte, dúvidas e roubo – e a quantidade de profissionais bem treinados fazem toda a diferença para um atendimento ágil e efetivo. Ter aplicativo para autogestão do cliente também influencia positivamente. O importante aqui é o cliente ter informação sempre que quiser, no exato momento de sua necessidade.

Resposta Rápida

Esse serviço auxilia a busca do automóvel furtado/roubado antes da força policial. Na dúvida se é ou não uma situação verdadeira, o agente levanta a veracidade do chamado para assim entrar em contato com as autoridades, se necessário. Esse serviço precisa ser rápido em função da velocidade com que os criminosos desmontam (picam) os veículos e motos.

O sucesso dessa operação também depende da velocidade com que a central contatou o agente – sempre o mais próximo possível da ocorrência –, os equipamentos que o agente possui e quanto ele conhece a região. Tudo interfere diretamente no tempo de localização e recuperação do veículo.

Documentação

“Há muita empresa informal querendo atuar nesse mercado sem cumprir com as exigências que a legislação exige, o que as torna um risco para quem faz negócio com elas”, afirma Denis Peres. Por isso, o CESVI também avalia se a empresa de rastreamento está com a documentação em dia. Verifica CNPJ, IE, CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Demitidos) e outros documentos, que garantem a formalização da empresa perante o mercado.

Avaliação

A avaliação de sistemas de rastreamento e bloqueio do CESVI BRASIL tem como objetivo oferecer ao consumidor um referencial técnico para auxiliar na decisão de contratação de um sistema de segurança, além de proporcionar à própria empresa avaliada uma consultoria voltada ao aprimoramento de aspectos técnicos e à adoção de melhores práticas.

Por Redação Na Boléia

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