Na Boléia

Apaixonados por Caminhões

Portaria altera as dimensões do VUC

3-19052016Entrou em vigor, em 9 de maio, a Portaria 031/16, antiga reivindicação da SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região) que, entre suas regulamentações, aumenta o tamanho do Veículo Urbano de Cargas (VUC), além de impor um padrão no horário de restrição de caminhões na chamada ZRMC – Zona Máxima de Restrição de Caminhões.

Publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo no dia 27 de abril, a Portaria, em um de seus pontos, altera as dimensões do VUC, passando de 6,30m para 7,20m no comprimento. A largura máxima não foi alterada, e permanece em 2,20m.

Dono de grande debate, os horários de restrição dos caminhões também são abordados na Portaria. Principais vias da cidade, as Marginais tiveram seus horários de restrição definidos da seguinte forma: na Marginal do Pinheiros, a restrição será das 05 às 21 horas durante a semana, e aos sábados das 10 às 14 horas. Na Marginal do Tietê, o texto regulamenta a restrição das 05 às 09 horas e das 17 às 21 horas durante a semana, e das 10 às 14 horas aos sábados.

Fonte: NTC & Logística

9 thoughts on “Portaria altera as dimensões do VUC

  1. bom dia ,gostaria de saber exatamente quais as medida do caminhão vuc a suas medidas comprimento ,largura com retrovisor ou sem, altura e capacidade de peços

    1. Wilson, obrigada pelo contato. De acordo com mudanças nas regras a prefeitura de São Paulo, que trabalha hoje com a Portaria nº 031/16-SMT.GAB, o tamanho máximo do VUC deve ser 7,20m de comprimento de para-choque a para-choque. A largura máxima é de 2,20m (dois metros e vinte centímetros). Abs.

  2. Boa Noite Tenho uma D40 92
    Eixo duplo traseiro o baú é de 4 metros esse veículo se enquadra a um Vuc pois faço mudanças as vezes em SP.
    Obrigado se puder responder

    1. Marco, obrigada pelo contato. Segundo as últimas informações da Prefeitura de São Paulo, divulgadas pela portaria Portaria nº 031/16-SMT.GAB, o VUC deve ter no máximo até 7,20m de comprimento de para-choque a para-choque. Esses veículos têm largura máxima de 2,20 m. A capacidade varia de 1,5 a 2 toneladas. Como variam as alturas dos caminhões, as plataformas de carregamento/descarregamento são em média na altura de 1,30 m. Esperamos tê-lo ajudado.

  3. Olá,tenho um VW 8-120 ano 2001 com baú de 5 metros, veículo em muito bom estado de conservação.Não sou de SP capital mas tenho recolher produtos lá o dia todo.Posso trabalhar normalmente?,tenho que fazer algum cadastro na prefeitura?. Obrigado

    1. Messias, obrigada pelo contato. Em geral, para que caminhões trafeguem em São Paulo (capital), a prefeitura municipal exige sim a obtenção de uma Autorização Especial de Trânsito, concedida pelo próprio órgão. No próprio site da prefeitura, você consegue se cadastrar e também verificar em quais modalidades você se encaixa (Zona de Máxima Restrição de Circulação – ZMRC; Zona Especial de Restrição de Circulação – ZERC – área ou via em Zonas Exclusivamente Residenciais; Vias Estruturais Restritas – VER; Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC; ou Veículo Urbano de Carga – VUC). Neste link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/transporte_de_carga/index.php?p=3589, você terá as informações necessárias e poderá se cadastrar. Boa sorte!

  4. Eu tenho um f2000 e não posso mais cadastra-lo como vuc apesar de ele ser menor que o Iveco dayle. Como posso fazer pra rodar zrmc.

    1. Norberto, obrigada pelo contato. Pesquisamos sobre sua dúvida e, conforme informações do Sincomat, para quem tiver dificuldade para cadastrar pelo site da prefeitura http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes veículos com mais de 10 anos de uso, já cadastrados anteriormente, eles sugerem que prepare um pedido por escrito de cadastro do(s) veículo(s), idêntico ao anterior, e protocole direto na Secretaria Municipal de Transporte, na Rua Boa Vista, nº 236, Centro, São Paulo, Capital, ou CET-Companhia de Engenharia de Tráfego, na Rua Sumidoro, nº 740, Pinheiros, SP, setor de protocolo, informações pelo Tel. (11) 3030-2338. Pode ser uma alternativa. Esperamos ter ajudado. abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *